Categories: Economia

Ferrovia Vitória Minas já está liberada, diz Vale

Trem com minério de ferro vindo de Minas Gerais passando pelo bairro Central Carapina, na Serra, em direção a Tubarão: ferrovia é um dos pilares da economia do ES. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Na noite da última quarta-feira (25) foi liberada a ferrovia Vitória-Minas, após ter sido interrompida por um acidente entre o trem e um caminhão que ocorreu na tarde de terça-feira (24). A informação é da assessoria de imprensa da Vale, empresa que administra a via.

O acidente foi na altura de Resplendor, em Minas Gerais, onde o trem atingiu um caminhão que atravessava a passagem de nível. O impacto fez o trem descarrilar e a carga de minério de ferro ficou espalhada pela via, causando a interdição. O motorista do caminhão foi socorrido com vida, mas morreu no hospital.

A Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) é usada para o transporte de passageiros e também por várias empresas para o transporte de cargas. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pela ferrovia a Vale transporta minério de ferro e ferro gusa; a ArcelorMittal produtos siderúrgicos, carvão, minério de ferro, coque e antracito; a Usiminas produtos siderúrgicos e sucata; e a Gerdau produtos siderúrgicos, carvão, minério de ferro e antracito. Ainda passam pela via adubos, fertilizantes e combustíveis.

Estado aciona mineradora na Justiça

A Vale enfrenta uma ação civil pública na Justiça Federal movida pelo Governo do Estado porque a empresa tenta antecipar a renovação da concessão da Vitória-Minas por mais 30 anos, mas não investirá numa nova ferrovia no estado como contrapartida a Litorânea Sul (EF-118) ligando a Grande Vitória a Presidente Kennedy , mas na construção de nova estrada de ferro entre Mato Grosso e Goiás (Fico- Ferrovia de Integração Centro-Oeste).

A Vale argumenta que a decisão do investimento é do Governo Federal, responsável pela Vitória- Minas e das condicionantes para a renovação da concessão, que só deveria acontecer em 2026. Tese que é refutada pelo Governo Estadual, que acredita que a Vale tenha influência na decisão. A intenção do Palácio Anchieta é que a mineradora invista na construção da EF – 118.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

21 minutos atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

6 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

7 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

19 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

21 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás