Categories: Política

Ferraço deve ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa sem oposição

Por Anderson Soares

Theodorico Ferraço deve ser reconduzido à presidência. Foto: Divulgação ALES

Foi dada a largada para escolha do presidente da Assembleia Legislativa (Ales) para o biênio 2015/2016. A eleição da Mesa Diretora, que normalmente acontece na sessão de posse dos deputados, marcada para o próximo dia (01), movimentou um grupo de parlamentares interessados em comandar o Legislativo Estadual.

Mas apesar dos agitos, o que se ouve nos corredores da Ales é que Theodorico Ferraço (DEM) deve ser reeleito com maioria absoluta dos votos dos colegas.

Parlamentares ligados à base do antigo governo Renato Casagrande (PSB) criaram um movimento para indicar ao posto o deputado Josias Da Vitória (PDT). Entre os deputados que faziam parte estavam o veterano Gilsinho Lopes (PR) e os novatos Marcos Bruno (PRTB) e  Sérgio Majeski (PSDB). Pelo jeito nem todos aderiram.

Por telefone, o deputado Da Vitoria disse que em nenhum momento se colocou como candidato à Presidência da Casa. Mas que se sentiu lisonjeado pela confiança dos pares em fomentar o seu nome.

Da Vitória garantiu ainda que não há mais nenhum grupo formado com interesse de disputar a Presidência. “Theodorico é uma indicação do governador Hartung é um nome que representa consenso dentro da Casa”, afirmou.

No fim do ano passado, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo deputado Gilsinho Lopes (PR) gerou polêmica na Ales. A PEC mudava as regras estabelecidas no ano de 2003 (pós era Gratz) sobre a reeleição de membros da Mesa Diretora para uma legislatura seguinte.

A proposta foi aprovada e, com isso, Theodorico Ferraço não terá impedimento para disputar novamente a Presidência.

Futuro das comissões será decidido na posse: Bruno Lamas (PSB) quer Educação

Também no dia 01, após a posse dos deputados e a escolha da Mesa Diretora da Ales, é feita a distribuição do colegiado das comissões.

O único deputado eleito pelo município da Serra, Bruno Lamas (PSB) pretende pleitear a liderança da comissão de educação do Legislativo. A informação vem do próprio deputado, que destacou os feitos do seu trabalho como vereador do município e que pretende ampliar frente à Comissão de Educação.

Luiz durão continuará sendo deputado

Apesar de não ter conseguido a vitória direta nas urnas, Luiz Durão (PDT) deve continuar na Ales. Ele disputou as eleições pela coligação “Com a Força do Povo Capixaba: PT/PDT”, só que não conseguiu a reeleição. Segundo Da Vitória, o deputado eleito Nunes (PT) deve ser aproveitado à frente da Secretaria de Estado do Trabalho dando lugar ao colega de partido.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

9 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

10 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

10 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

10 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

11 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

11 horas atrás