Categories: Sem categoria

Febre amarela: desequilíbrio ambiental e social

Circula em redes sociais uma mensagem em que o saudoso André Ruschi, ao analisar possíveis impactos do crime ambiental da Samarco, supostamente faz um alerta sobre a febre amarela no ES. Na mensagem, é destacada uma relação entre a lama que atingiu o Rio Doce, provocando o sumiço de sapos e peixes, e um surto de febre amarela num então futuro próximo (agora presente).

Se é verdade que Ruschi fez esse alerta, não sabemos. E mesmo que comprovada a mensagem, até que ponto o desequilíbrio instigado pelo rompimento da barragem em Mariana tem relação com o surto de febre amarela no MG e no ES? Não posso comprovar nenhuma hipótese, apenas posso especular que seja verdade, uma vez que Ruschi tinha conhecimento técnico e científico suficiente para atestar sua tese.

As crises ambientais que têm atingido o ES se mostram bastante abrangentes e não tem se limitado ao território diretamente afetado. Foi assim com a crise hídrica e os surtos causados pelo aedes aegypti. Assim, a responsabilidade de empresas e governos em relação à questão ambiental deve ser ampliada. Afinal, geralmente é a população vulnerável financeiramente que sofre mais. Seja pela falta de acesso à informação ou impossibilidade de pagamento pela vacina em clínicas especializadas, quem dormiu nas filas em postos de saúde foram os mais pobres. Aliás, vergonhosa situação veiculada inclusive em jornais de visibilidade nacional.

No caso específico, observamos uma massa populacional que ressente de falta de informações, provocada por notícias desencontradas publicadas pela mídia, que aliada a uma minoria da sociedade que quer levar vantagem sempre sobre os outros gerou um caos no já combalido sistema público de saúde.

Casos como o de mãe e filha presas por roubo de vacinas ou mesmo de pessoas que venderam senhas em filas são injustificáveis. É inadmissível que pessoas busquem tirar vantagem de situações tão delicadas. Só nos mostra quanto temos que avançar, seja no trato com o meio ambiente, seja no trato com o próximo.

Tags: Serra ES
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

20 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás