Categories: Arquivo

Fé leva serranos a caminharem mais de30 km em Romaria até o Convento

Devotos de Nossa Senhora da Penha reunidos na paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras, de onde partem para a Romaria. Foto: Fábio Barcelos

Fiéis de todo o Espírito Santo estão se preparando para a tradicional Romaria dos Homens neste sábado (27), em homenagem à padroeira dos capixabas Nossa Senhora da Penha. Da Serra, muitos romeiros irão participar da caminhada rumo ao Convento, em Vila Velha. 

Alguns devotos vão fazer uma caminhada muito mais longa. É que eles sairão da Paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras, para caminhar até o Convento, passando antes pela Catedral de Vitória, num trajeto de mais de 30 km. A concentração será às 13h, momento em que os romeiros participam da Missa do Envio antes de iniciarem a jornada.     

A previsão de chegada à Catedral é às 18h45 e no Convento da padroeira, às 23h. É uma jornada de cerca de nove horas. Há também romeiros que irão em veículos até a Catedral; só de lá eles partem em caminhada.

Um dos participantes é Eliandro dos Reis. Morador de Central Carapina, ele vai completar 20 anos de Romaria. “Neste ano, se Deus e Nossa Senhora da Penha permitirem, serão 20 anos completos que participo dessa linda festa. Não posso me permitir ficar de fora da Romaria dos Homens, que é a mais expressiva e sem dúvida a mais esperada de todas as romarias”, conta.

“Pelo menos duas experiências me chamam muito a atenção. A primeira é que, apesar do título ‘Romaria dos Homens’, todas as pessoas (crianças, jovens, idosos, homens e mulheres) que participam são muito bem vindas. É uma festa linda e bem democrática. A segunda, muito emocionante, tem a ver com os momentos de oração, reflexão e cantos que fazemos ao longo do percurso”, enumera Eliandro. 

De fato, há tempos que a Romaria deixou só de ser a dos homens, no sentido de gênero. Que o diga a devota Ilma Donatelli, de 57 anos, que encara as nove horas de caminhada de Laranjeiras ao Convento. “Saímos da paróquia São Francisco de Assis há 17 anos. Eu vou porque tenho fé em Nossa Senhora da Penha”, salienta.

Para ela, o esforço é motivado pela fé. “Me emociona conseguir sair daqui caminhando às 14h, encarar os 30 km de caminhada e, no outro dia, retornar para fazer a Romaria das Mães”, destaca.

A Romaria dos Homens acontece há pelo menos 60 anos. A primeira edição ocorreu no ano de 1955, durante o dia, com um trajeto diferente. No entanto, só em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória Dom João Batista, essa manifestação religiosa passou a ser à noite.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

17 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

22 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás