Categories: Notícias

Fé e devoção em 33km de caminhada

Os Romeiros saem de Laranjeiras com a imagem de Nossa Senhora da Penha e caminham até chegar a prainha em Vila Velha. Foto: Joatan Alves

Clarice Poltronieri

Neste sábado (2), cerca de 400 romeiros serranos vão participar da tradicional Romaria dos Homens, que sai da Catedral de Vitória, no Centro, e segue até o Convento da Penha, em Vila Velha, em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado.

O trajeto, de quase 33 km dura cerca de 9h. Os romeiros se reúnem na Paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras, às 13h para a missa do Envio com o padre João Marcelo, e seguem a partir das 14h. A previsão de chegada à Catedral é às 18h45 e no Convento da Padroeira, às 23h.

A tradição aqui já leva cerca de 14 anos e é organizada por um grupo de moradores antigos de Laranjeiras. Apesar do nome, hoje a romaria abrange toda a família, inclusive mulheres e crianças.

Tarcizo Donatelli, um dos organizadores da Romaria na Serra, diz que a adesão é cada vez maior. “Saímos daqui com aproximadamente 400 pessoas e chegamos em Vitória com umas 1.100. Todos motivados pela fé. Também contamos com a parceria do Supermercado Perim, que ajuda com os custo das camisas, do carro de som, do ônibus, carro de som, banana e água, além do apoio das polícias e prefeituras”, diz.

“Eu e meu marido vamos há uns 12 anos. Primeiro assistimos a missa, depois vamos com a Santa em romaria. É a mãe de Deus e nossa também, por isso caminhamos com amor, fé e respeito”, frisa Ilma Borges, esposa de Tarcizo.

A romaria já agrega moradores de Barcelona, Maringá, Alterosas, Valparaíso, Laranjeiras e de outros bairros. Quem comprar a camisa, no valor simbólico de R$10, tem direito a ônibus para voltar, água e banana. Este ano os romeiros vão levar sete ônibus este ano.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

36 minutos atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

1 hora atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

2 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

3 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

4 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

5 horas atrás