Categories: Notícias

Família ameaçada de despejo e ter casa demolida pela Eco 101

Rogério já saiu da casa com sua família por medo. Foto: Divulgação

Uma família de Carapina está vivendo um drama. Isso porque essas pessoas deixaram a casa onde moram por conta de uma decisão judicial em favor da concessionária Eco 101, determinando a desocupação do imóvel, que fica às margens da BR. A liminar dá poderes para que o despejo seja feito com uso da polícia, se houver resistência.

O proprietário da casa, Rogério Pereira Francisco, disse que a esposa e os três filhos, inclusive um bebê de seis meses, saíram de casa porque estão com medo. “Estamos muito apreensivos com a situação. Minha casa é herança de meu avô, que passou para minha mãe e agora é onde vivo. Minha esposa saiu de casa com medo”, desabafa.

De acordo com Rogério, seu avô comprou em 1964 o terreno onde está sua casa e, depois, foi dividido para os herdeiros. “O terreno foi dividido entre os filhos de meu avô, e minha mãe ficou com essa parte, que passou para mim e meus irmãos, que são vizinhos. A primeira casa aqui era de estuque, depois era de madeira e eu construí de alvenaria quando herdei de minha mãe. Mas o problema começou com a construção de um muro que fiz em julho de 2017”, explica.

O advogado da família, João Luiz Castelo, acredita que a empresa induziu o juiz ao erro. “A empresa alega que o muro foi construído em sua faixa de domínio e está irregular. Mas é um absurdo entrar com uma liminar para derrubar a casa, que está com a família desde 1964. A Eco induziu o juiz ao erro. E o muro está ocupando o mesmo espaço que algumas lojas do local; então deveria ser tudo demolido”, argumenta.

Castelo afirma que vai recorrer. “Entramos com uma revogação da liminar. E se a empresa demolir a casa, como fica a situação da família quando revertermos o quadro? E se está na faixa de domínio da empresa, por que não serão demolidos outros imóveis que estão na mesma faixa de ocupação da casa?”, questiona.

Questionada sobre a decisão, a Eco 101 disse que não despeja nem faz demolições de casas ao longo das rodovias, mas que “cumpre as determinações definidas pela Justiça”. Afirmou também que tem como obrigação contratual a regulação de toda a faixa de domínio.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

24 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás