Categories: Política

Faltam mulheres em partidos e coligações

A deputada Luzia Toledo, a presidente da Câmara Neidia e a vice-prefeita Lourência dizem que ainda há dificuldades para as mulheres. Foto: Divulgação

A baixa participação das mulheres na política é um problema para os partidos e coligações para as eleições nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e Câmara Federal. Isto porque a lei (Art 10 da Lei Federal 9.504/97) obriga que cada partido ou coligação deva ter o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

A situação poderia ter ficado mais complicada caso fosse aprovada a lei da reserva de cotas nas vagas do legislativo.  O fato é que ainda há muita resistência feminina para ocupação de cargos eletivos.

“É uma vida muito mais difícil, existe dificuldades para a aceitação das famílias, além da questão financeira, uma vez que os partidos preferem investir nos candidatos homens”, disse a vice-prefeita da Serra, Lourência Riani (PT), vereadora do município por dois mandatos.

A deputada estadual Luzia Toledo cumpre seu oitavo mandato, sendo o quarto como deputada. “Não sou produto de cotas, mas acho que o sistema em qualquer circunstância é muito importante, como medida para buscar mulheres”, avalia.

Para fechar chapas proporcionais, os partidos muitas vezes enfrentam dificuldades para convencer as mulheres a preencher parte das vagas. Presidente da Câmara da Serra, a vereadora Neidia Maura também preside o seu partido, o PSD.

“Muitas se amedrontam diante do desafio de disputar o cargo de vereadora. Segui o meu sonho e hoje sou a primeira mulher presidente da Câmara da Serra. Ainda sofremos preconceito na política e estamos quebrando esses paradigmas com nosso trabalho”, conta.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 hora atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

14 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

16 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

21 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

23 horas atrás