Categories: Arquivo

Falta ônibus, asfalto e segurança em bairro, diz morador

 

Antônio mostra as condições das ruas de Planície da Serra que não possuem pavimentação e recebem escória constantemente . Foto: Gabriel Almeida

Por Gabriel Almeida

Insegurança, ruas sem asfalto, ônibus e iluminação precária. Essas são algumas reclamações de quem escolheu o bairro Planície da Serra para morar. O residencial, que tem cerca de doze anos de existência, sofre também com constantes assaltos.

Moradores afirmam que, mesmo com o sol quente, populares são assaltados no bairro.  Micheli Zilaiane Campos Amorim reclama da falta de segurança. “Tem muito mato, o que reforça o perigo. Muitas casas sendo construídas e para um bandido pegar a gente e levar para uma construção dessas, pouco custa. Não vejo policiais fazendo ronda na região”.

Já Joelma Araújo, que mora no bairro há dois anos no condomínio Vila Verde, reclama que o bairro está abandonado. “Pagamos IPTU e não temos nada. Não temos ônibus, para ter acesso pegamos o 816 que vem do Residencial Tubarão e dá uma volta imensa pelo bairro até chegar aqui em Planície. Também sofremos porque as ruas não são asfaltadas, ao invés de recapear, jogam escórias, o que levanta uma poeira absurda”.

O líder comunitário Ológio Rangel confirma as reclamações. “Falta a complementação do asfalto de algumas ruas, melhorar nossa iluminação pública, que é precária, e ainda convivemos com a falta de abrigo nos pontos de ônibus”.

Academia popular

Segundo Ológio, o bairro possui uma praça que está passando por reforma. “Estamos felizes com a reforma, mas pedimos que seja avaliada a possibilidade de uma academia popular no local”.

Outro morador do bairro, que também pertence a Associação de Moradores, Antônio do Nascimento rechaça a quantidade de assaltos no bairro. “Policial por aqui é muito difícil ver passando”.

População cresceu

Segundo dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o bairro possuía naquela época 792 moradores. Hoje, segundo Ológio, presidente da comunidade, este número aumentou quatro vezes mais. “Nosso bairro cresceu muito, temos hoje cerca de 3.200 moradores que vieram com o condomínio da MRV e também com os pequenos prédios residenciais instalados no bairro”.

Rondas ostensivas

A Polícia Militar disse que está presente no bairro e realiza rondas ostensivas diárias, que resultam em prisões e apreensões de armas de fogo e drogas.

A Polícia Militar ressaltou ainda a importância do acionamento do Ciodes (190) e pede para que a comunidade local mantenha sempre contato com a liderança comunitária para se inteirar sobre as reuniões mensais realizadas junto à Companhia. Denúncias sobre tráfico de drogas e suspeitos que cometem crime no bairro podem ser registradas por meio do 181.

Asfalto e iluminação melhores em 2016

A Prefeitura da Serra disse que um levantamento técnico foi feito das ruas G, H, I, assim como projeto da obra de drenagem e pavimentação, que será executado no próximo ano, se o município tiver capacidade financeira ou viabilizar a captação de recurso por meio de convênio.

Também disse que ainda este ano serão instalados abrigos de ônibus nos locais onde há viabilidade técnica.

Quanto aos terrenos com mato, a Prefeitura disse que a responsabilidade de manter terrenos limpos e cercados é do proprietário, o descumprimento pode resultar em multa. A fiscalização foi intensificada e os proprietários estão sendo notificados para regularizar suas propriedades.

A Secretaria de Saúde está com um processo de compra aberto para aquisição de novas academias populares, e as instalações seguirão um cronograma.

Ainda segundo a Prefeitura, em janeiro de 2016 todas as luminárias serão substituídas em Planície da Serra. Ainda esta semana, as lâmpadas queimadas serão trocadas.

Ônibus

O diretor de Planejamento da Ceturb-GV, José Carlos Moreira, explica que já existe um pedido protocolado pela Associação de Moradores de Planície da Serra que está sendo avaliado pela equipe técnica para definir qual a melhor forma de atender à comunidade.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

4 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

6 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

11 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

12 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

13 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

14 horas atrás