Categories: Meio Ambiente

Falta estrutura e sobram assaltos no Mestre Álvaro

Visitantes no topo do montanha: só em agosto foram três assaltos. Foto: Edson Reis

Por Renato Ribeiro

Considerado um dos mais importantes símbolos do Estado e com uma média de 900 visitantes por mês, o Mestre Álvaro, na Serra, sofre com a falta de estrutura e segurança em suas principais trilhas de acesso.

O crescente número de assaltos e a falta de sinalização das trilhas tem afastado cada vez mais a presença de grupos que praticam trilha ecológica e turistas que visitam o local.

Só no mês de agosto foram três ocorrências de roubo, o que tem se tornado cada vez mais comum diante da falta de policiamento na região.  Além da insegurança, os guias reclamam da falta de sinalização, acessibilidade das trilhas e da falta de um ponto de apoio para informações e suporte para prática de ecoturismo.

Segundo o ativista Vanderson Neves Ferreira, esses problemas são antigos. “Após a ocorrência de assaltos, dois grupos dos quais eu seria guia, desmarcaram a subida ao Mestre Álvaro. Um deles inclusive era composto de turistas estrangeiros que queriam conhecer as belezas da região. É triste ver um lugar tão bonito e com tanto potencial turístico passar por essa situação”, completou.

Para o coordenador do grupo Espirito Santo Radical, Alcino Garajau, a falta de sinalização e de um ponto de apoio aos trilheiros, também contribuem para o afastamento de visitantes. “As poucas placas de identificação que existiam estão caídas pelo caminho. Não há um ponto para orientação e atendimento aos turistas. Isso dificulta a subida e trazem riscos para os grupos que não têm experiência, além de causar impactos ambientais diante da falta de orientação”.

Segundo o coordenador do Grupo de Proteção Ambiental Mestre Álvaro (Gpama) Rodrigo Roger, foi formado um grupo composto de guias e ativistas denominado Amigos do Mestre Álvaro, que têm realizado reuniões com a Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma), em busca de soluções para os problemas. “Vários projetos estão sendo desenvolvidos junto a Semma. Temos tido ótimas reuniões”, disse Roger.

Sede da APA

De acordo com a secretária de Meio de Ambiente Andreia Carvalho, a prefeitura mapeou os pontos mais críticos de incidência de assaltos e encaminhou essas informações para o 6º Batalhão da Polícia Militar solicitando apoio.

Andreia disse ainda que será realizada a identificação das trilhas, garantindo acessibilidade à região e até o final primeiro semestre de 2016 está prevista a criação da sede da Área de Preservação Ambiental (Apa).

Estão previstas ainda a criação da brigada de incêndio e criação da base de apoio, que dependem da desapropriação de uma área para construção.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

6 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

6 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

6 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

7 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

7 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

7 horas atrás