Categories: Notícias

Falta de gás: deputado denuncia que revendedoras estão levando o gás do ES para outros estados

Foto: Tati Beling

Nestes dias difíceis de confinamento devido a pandemia do coronavírus, uma das maiores preocupações de curto prazo do morador da Serra é a caótica realidade da falta de gás de cozinha. A todo momento chegam relatos de consumidores que não estão conseguindo comprar botija de gás e quando há unidades disponíveis, os preços são abusivos.

De acordo com o deputado estadual, Vandinho Leite (PSDB) que recentemente pediu uma blitz do Procon nos comércios para combater os abusos da venda do gás, o problema central estaria ocorrendo nas revendedoras que vendem as botijas para os comerciantes.

Segundo o parlamentar, ele recebeu várias denúncias de que as revendedoras estariam levando o gás do ES para outros estados – em especial Minas Gerais e Bahia, pelo fato desses locais estarem pagando mais pelo produto.

Vandinho classificou como ‘crime contra o consumidor’ e prometeu ingressas com uma denúncia na polícia civil. Ele explicou que as revendedoras capixabas ao invés de vender picado para os vários comerciantes locais, elas estão indo até outras empresas de revenda de gás, mineiras e baianas, e comercializam em grandes quantidades, acarretando na falta de oferta do botijão no ES.

“Gás de cozinha é artigo fundamental na vida das pessoas, ainda mais nesse momento. É uma questão de dignidade, não podemos permitir que empresas em solo capixaba deixem todo um estado sem gás para faturar mais em outras unidades da Federação, isso é desumano. Vou provocar a delegacia do consumidor para investigar e irei pessoalmente fiscalizar as mesmas”, avaliou.

O comerciante da Serra que vende gás de cozinha, conhecido como ‘Serginho Alterosas’ ratificou a denúncia de Vandinho Leite. De acordo com ele nos últimos dias vários caminhões de gás estão saindo do ES para outros estados.

“Tenho um comércio em Alterosas e a revendedora limitou as vendas; posso comprar apenas 50 botijas, sendo que tem uma fila de mais de 300 pessoas. A revendedora está levando o gás para a Bahia enquanto nós comerciantes do ES estão com limitações de compra do produto”.

De acordo com relatos de moradores da Serra para o TEMPO NOVO a falta de gás está atingindo todas as regiões do município e quando chegam botijas de gás no comércio, os produtos acabam em poucos minutos. Os preços têm variado muito de local para local e pontem chegar até R$ 150.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

13 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

17 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

18 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

18 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

2 dias atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

2 dias atrás