Categories: Meio Ambiente

Falta d’´água interrompe até aulas em comunidade na foz do rio Doce

 

A água do rio junto à foz ficou salgada. Foto: Divulgação / Comitê de Bacia do Doce

O lugar que mais deveria ter água no Espírito Santo, a região da foz do rio Doce, está sem o precioso líquido. Esse é o resultado de uma das piores secas da história, que reduziu a vazão do Doce a tal ponto que a água do mar o invadiu, salinizando o maior rio que corta o território capixaba.

A consequência é a falta d’água na bucólica vila de Regência em Linhares, que fica na margem sul do rio. A situação é tão grave que está até a escola estadual Vila Regência suspendeu as aulas nesta sexta (06).

Segundo informou a diretora da escola, Maria da Glória Buecker, a escola já vem enfrentando o problema de abastecimento de água desde o início do ano, onde os alunos tem que levar água de casa, tendo em vista que a água está com alto grau de salinidade. A escola faz coleta de água diariamente vem constatando que a qualidade só vem piorando, salientou Glória.

“Crianças estão com pressão alta, tendo problema de diarreia por causa dessa água salgada. É uma situação já atestada pelos profissionais do nosso posto de saúde. Há risco até de perdermos o ano letivo”, alerta.

A diretora falou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE) vem cavando poços para tentar abastecer a localidade, mas muitas vezes encontra água com qualidade ruim. Desde a última quarta (04) o abastecimento de Regência está suspenso.

Desvio da Fíbria

Maria da Glória, que também é moradora e ativista de Regência, disse que o desvio de água do rio Doce para atender a fábrica de Celulose da Fíbria em Aracruz piorou a situação.  “Eles dragaram e alargaram o canal Caboclo Bernardo, onde captam água do Doce. Parece que estão usando até a água para abastecer Aracruz, Vila do Riacho e outras localidades da região”, aponta.

“Vamos, junto com a Associação de Moradores de Regência, protocolar um pedido no Ministério Público na próxima segunda (09) pedindo providências em relação a esse desvio que tem nos prejudicado neste período de escassez de água”, completa.

Através da assessoria de imprensa, a Fíbria disse que o Canal Caboclo Bernardo é declarado pelo Governo do Estado como de utilidade pública e atende diversos usuários, incluindo produtores rurais, comunidades rurais, comunidades urbanas e indústrias, entre elas a Fibria. Acrescentou que se reduzir o volume captado, o qual não deu valores, prejudicaria todos esses usuários.

Ainda sem dizer quanta água gasta em sua planta industrial, a assessoria da Fíbria informou ainda que a fábrica reduziu em 8% o consumo nos últimos sete anos. E que reutiliza 83% de toda água que chega lá.

Desastre ambiental

Além da baixa vazão de água doce e da salinização do rio, o acidente na barragem da Samarco em Mariana, Minas Gerais, na tarde da última quinta (06) deve agravar ainda mais o quadro. É que os rejeitos da extração de minério já atingiram o rio Doce e devem chegar a Linhares na noite da próxima segunda (09), de acordo com boletim emitido pelo Serviço Geológico do Brasil.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

4 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

6 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

11 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás