Categories: Economia

Faculdades da Serra apostam em cursos à distância para atrair aluno

Das oito faculdades instaladas na Serra, sete já possuem ou estão implantando ensino à distância. Três delas só possuem esta modalidade. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

A modalidade de ensino EaD – Educação à Distância – tem ganhado mais espaço na Serra. Até mesmo faculdades com tradição de ofertar cursos presenciais já estão em busca de abrir cursos à distância, onde o aluno estuda pela internet.

Das oito faculdades instaladas na Serra, três delas oferecem exclusivamente cursos à distância: a Uninter, em Bairro de Fátima, a Uniasselvi, em Barcelona, e a Unopar, em Jardim Limoeiro.

A secretária da Uninter, Nara Lúcia de Souza Santos, disse que a instalação dos cursos à distância surgiu da necessidade dos alunos do colégio Siena, que é parceira. “Nossos alunos precisavam estudar e tinham pouco tempo, então veio à parceria com a Uninter há uns 10 anos. Temos 42 cursos e cerca de 400 alunos em EaD na Serra”, explica.

Mas a tendência também está seguindo para as faculdades com cursos presenciais. A Unesc, em Portal de Jacaraípe, e a Multivix, em Colina de Laranjeiras, além dos cursos presenciais já ofertam cursos em EaD.

A Unesc tem quatro cursos presenciais com cerca de mil alunos matriculados e em 2018 vai ofertar três cursos em EaD.”A demanda por EAD é uma tendência. Assim o aluno vai ter mais oportunidade educacional utilizando as tecnologias, como celular, tablet e computador, estudando com flexibilidade de tempo e local”, disse Geraldo Magela, diretor-executivo do Campus Virtual do Unesc.

Já a Multivix possui 15 cursos presenciais e três à distância, segundo o site da faculdade. Outras que estão em processo de liberação do Mec para oferta de EaD são a UCL – Faculdade Centro Leste, em Manguinhos, e a Doctum, em Civit II.

A UCL possui 18 cursos de graduação e seis tecnólogos, presenciais. A assessoria de imprensa disse que a faculdade não informa a quantidade de alunos por questões estratégicas.

Por sua vez, a Doctum informou via assessoria de imprensa que tem cerca de 2,4 mil alunos matriculados em seus oito cursos de graduação, todos presenciais. Mas que já foi autorizada a abertura de cursos à distância.

A Fabra, em Barcelona, possui 21 cursos presenciais e não trabalha com EaD, pois tem parceria com a Uniasselvi. Não foi informada a quantidade de alunos matriculados.

Tags: EAD serra es
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

17 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

22 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás