Categories: Meio Ambiente

Fábrica planta árvores em rua e planeja espaço de lazer em Feu Rosa

O empresário Betinho Sartório contou com a ajuda do voluntário Adão Santos para fazer o plantio das 52 mudas de árvores frutíferas em Feu Rosa. Foto: Vilson Vieira Jr.

Uma iniciativa da Refrigerantes Uai, fábrica localizada em Portal de Jacaraípe, promete, literalmente, dar muitos frutos. O proprietário da empresa, Betinho Sartório, funcionários da fábrica, além de moradores e trabalhadores da região arregaçaram as mangas e plantaram 52 mudas de árvores frutíferas na calçada da rua Alberto Sartório, que liga a movimentada Avenida Talma Rodrigues Ribeiro ao bairro Feu Rosa.

O que antes era tomado por lixo e entulho, agora começou a ganhar novos ares com o plantio das árvores na calçada. “Nossa ideia com essa iniciativa é trazer vida ao lugar, e ainda vai servir de alimento para as pessoas. São árvores frutíferas que, dentro de no máximo um ano, darão seus frutos. São pés de jambo, cajá, abacate, jenipapo, manga, abiu, jamelão, ameixa, entre outras. E embaixo dessas árvores vamos colocar grama e bancos, fazendo um ambiente harmonioso”, explica o empresário.

Para Adão Santos da Silva, voluntário que ajudou no plantio das árvores e que trabalha na região, essa iniciativa é uma forma de ajudar a preservar a natureza. “E quanto mais árvores, melhor. Bom para deixar o lugar mais bonito, mais agradável para os moradores e quem passa por aqui”, completa.

Além do plantio das mudas, a ideia é tornar a rua um espaço de cultura e lazer para toda a comunidade, transformando o extenso muro da fábrica (com cerca de 320 metros de extensão) numa grande vitrine para arte do grafite.

E não para por aí. Valorizar o meio ambiente e tingir os muros com a arte dos grafiteiros são apenas os primeiros passos para que a rua, antes lembrada pela sujeira, vire definitivamente um espaço de difusão cultural e integração social. Isso porque o propósito da empresa Uai é criar a Rua de Lazer aos finais de semana, com entretenimento, cultura e educação, tudo voltado para os jovens e suas famílias.

“A ideia é criar um ambiente legal, agradável, para que as pessoas possam desfrutar. E que isso sirva de referência para outras empresas. É um projeto piloto do qual esperamos gerar outras iniciativas”, vislumbra o proprietário da Uai.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

11 minutos atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

40 minutos atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francine Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

1 hora atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

1 hora atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

2 horas atrás

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

2 horas atrás