Categories: Meio Ambiente

Extração ilegal de palmito e caça degradam Mestre Álvaro

Homem flagrado com palmito extraído na região do bairro Jardim Tropical. Foto: Divulgação

Extração de palmito e caçadores estão fazendo a festa dentro da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro, na Serra.  A denúncia é do ambientalista Junior Nass, que conta que no último final de semana, homens foram flagrados e fotografados carregando palmito que foram extraídos no monte Mestre Álvaro. Além disso, o ativista reclama da presença constante de caçadores na região e reclama da falta de fiscalização por parte da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma), responsável pela gestão da Apa.

“É um problema que acontece em todas as trilhas do Mestre Álvaro. A caça é um escárnio, ocorre dentro de toda a Apa. Já escutamos tiros, fotografamos pessoas com armamento. Achamos canhão de fogo (tipo de armadilha) para matar animais, esconderijos com pólvora e cartucho. Denunciamos, pedimos a Semma para fazer uma ação no Mestre e até hoje só promessa. Em Pitanga, continua os caras morando lá em cima, sujando”, desabafa Nass.

O ativista acrescenta que não é só a preservação, mas a visitação é prejudicada com a situação. “Como você leva uma criança no Mestre com o risco de se deparar com um caçador armado no meio da trilha? Tem caçador de passarinho, tem assaltante, tem tudo e ninguém faz nada. Até o plano de manejo não foi colocado em prática. Vejo muitas ações na Jacuném, na Juara, aplaudo, mas no Mestre não fazem, a Guarda Florestal nem entra lá dentro”, fala o ativista.

Em nota, a assessoria de imprensa da Semma disse que o órgão vai ampliar o monitoramento da área, com a ajuda da Polícia Ambiental. E que denúncias podem ser feitas à fiscalização pelos telefones 99951-2321/ 0800 2839780.

A Apa Mestre Álvaro recentemente foi reduzida de 3.740 hectares para 2.389 mil hectares. O ponto mais alto do morro possui 833 metros de altitude.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

3 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

5 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

10 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

12 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

13 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

14 horas atrás