Nesta sexta-feira (7) a Lei Maria da Penha completa 14 anos de existência. Ainda assim, segundo dados da Polícia Civil de janeiro de 2020, o Espírito Santo registra, em média, 51 casos por dia de agressão a mulheres. Para lembrar a importância deste instrumento para o combate à violência contra vidas femininas, o Grupo Coutinho promove nesta data uma campanha de conscientização nas lojas das redes Extrabom localizadas no Estado.
Durante todo o dia, as tradicionais placas sinalizadoras – utilizadas para indicação de piso molhado nos corredores – ganharão uma função muito maior. Em cada uma delas será fixado a frase “Cuidado, desculpas matam”.
A iniciativa buscar advertir e conscientizar a sociedade sobre o papel de todos na escuta de relatos de vítimas para a prestação de socorro, já que 52% das mulheres agredidas disfarçam os sinais, hematomas e traumas alegando que escorregaram ou sofreram uma queda espontânea dentro de casa.
O material da campanha destaca ainda os meios de atendimento e denúncias, como o canal 180. Com mais de 2 mil colaboradoras em todo o Grupo Coutinho, a empresa também promoveu a entrega de material informativo e apitos para as colaboradoras. O objeto será utilizado durante todo o dia e faz parte da ação de conscientização para que o alerta seja compartilhado entre seus familiares e suas comunidades de origem.
Para o gerente de Marketing do Grupo Coutinho, Yuri Correa, a iniciativa busca estimular o engajamento de toda a sociedade na luta contra a violência doméstica. “Nosso papel é reforçar com as mulheres e a comunidade a importância dessa causa. Que há uma rede de atenção. Qualquer cidadão pode e deve tomar para si essa luta e ajudar a combater qualquer tipo de agressão”.