Categories: Notícias

Exposição fotográfica retrata luta contra o câncer de mama

Filomena disse que o ensaio ajudou a superar os medos e aumentar a autoestima. Foto: Divulgação

Por Clarice Poltronieri

Na carona do Outubro Rosa, mês de alusão à prevenção e combate ao câncer de mama, uma exposição fotográfica de mulheres que estão em tratamento retrata a luta e beleza das pacientes. A exposição intitulada ‘O medo, a força, o belo’ terá abertura neste sábado (1º), às 19h, no Boulevard Shopping, em Vila Velha, e seguirá durante todo o mês.

A iniciativa é uma ação independente da fotógrafa Fernanda Ribeiro, que está na fase final de tratamento do câncer de mama, fazendo reconstrução mamária e terapia à base de hormônios. Para a fotógrafa, a mensagem da exposição é de força, coragem, esperança e reconstrução da autoimagem da mulher.

“Quando terminei o tratamento, pensei em algo para contribuir e como sou fotógrafa e passei pelo câncer de mama, vi que podia fazer do meu trabalho uma ação para melhorar a autoestima delas. Procurei mulheres jovens com o mesmo problema e que estivessem carecas, mas bem consigo mesmas, para uma sessão”, relata.

Para as mulheres que participaram do ensaio, o resultado foi incrível. Filomena da Conceição, moradora de Praia Grande, Fundão, conta sobre a experiência.

“Participar deste ensaio foi muito enobrecedor e me ajudou muito a superar os medos e elevar minha autoestima. Hoje me sinto mais bela, mais forte, sem medo e pronta para enfrentar cada fase de tratamento. Olhar para as fotos e ver nossa beleza é maravilhoso. E o segredo é levar o tratamento com alegria, mesmo nos momentos difíceis”, narra.

A exposição é aberta ao público e contou com o trabalho voluntário do maquiador e de amigos, que fizeram um chá beneficente que arrecadou fundos para custear a exposição.

No local, estarão expostas 22 imagens de 13 pacientes em tratamento contra o câncer de mama. A partir do dia 2, as fotos estarão à venda, além de lenços exclusivos, e o valor arrecadado será destinado ao Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) e à Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Quem quiser apoiar a ação, pode entrar em contato pelo 99604-3708.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

7 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás