Categories: Mestre Álvaro

Experiência histórica

Lourencia Riani (PT) é vice-prefeita da Serra

Assumir a prefeitura de uma cidade com 500 mil habitantes, mesmo que interinamente, é sempre um grande desafio e a demonstração de confiança do prefeito Audifax. Uma experiência com valor histórico para as mulheres que estão na política.

Foi uma escolha nestes três anos de vice-prefeita não assumir secretaria e sim ajudar a administração em diversas áreas, priorizando as políticas públicas da assistência, projetos especiais e relação com movimentos sociais.

A primeira grande missão foi articular junto com as paróquias da Serra a Semana Missionária da Juventude, onde a Serra recebeu sul-africanos em um intercâmbio religioso, cultural e social para conhecer a realidade das comunidades, realizando diversas atividades com mais de mil jovens, que antecedeu a JMJ – Jornada Mundial da Juventude, um grande evento no Rio de Janeiro com o Papa Francisco.

A adesão ao plano Juventude Viva do Governo Federal propiciou recursos para o Viva Jovem, que levará cultura e esporte aos bairros mais vulneráveis. A defesa da construção de Centro de Referência da Juventude é uma bandeira histórica.

Mesmo com receitas escassas mantivemos o compromisso com o incentivo às artes através da lei Chico Prego. Com a Cultura, Secretaria de Direitos Humanos, Movimento Negro e Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, foram feitas mobilizações em torno do Sítio Histórico do Queimado, recebendo a doação das terras, hoje em curso a escritura, e refazendo os projetos complementares ao da Professora da UFES Renata Hermanny, além do compromisso da Fundação Palmares, tanto no tombamento Federal pelo IPHAN, como na articulação de recursos para a obra de revitalização.

A interlocução com as entidades e projetos sociais foi um passo importantíssimo para o avanço nas relações com as políticas da assistência.

Desde 2015 coordenando o Comitê Olímpico da Serra, estamos organizando a passagem da Tocha Olímpica, que será um evento de repercussão internacional, onde a Serra será apresentada ao mundo.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

2 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

18 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás