Categories: Economia

Expansão da Serra-Sede é menos vertical que Laranjeiras e litoral

A região dos bairros Macafé e São Domingos teve mercado aquecido após a construção da avenida Audifax Barcelos, com preferência para casas e lotes. Foto: Edson Reis

Clarice Poltronieri

Enquanto a grande Laranjeiras e parte do litoral do município viveram um ‘boom’ imobiliário, especialmente nas construções de prédios, a região da Serra-Sede experimenta um crescimento mais horizontal e gradativo, com a venda de lotes para construção de casas. É o que acontece, por exemplo, no bairro São Domingos onde o mercado imobiliário é movimentado pela venda de lotes e construção de casas.

O arquiteto e urbanista Desil Moreira Henrique, explica as razões do crescimento gradual da região de São Domingos. “Na década de 1970 foi regularizada uma área com 16.300 lotes– o conjunto Macafé – que teve uma pequena ocupação. Havia ainda o desejo de pavimentar o caminho Caraí, que ligava a Sede ao litoral, mas por conta do crescimento na Grande Laranjeiras, ficou esquecido. Com o crescimento da oferta de serviços públicos na Serra-Sede, o comércio aumentou e veio a necessidade de retomar a construção da rodovia Audifax Barcelos e a partir da conclusão da mesma, o desenvolvimento da região foi retomando”, explica.

Com relação ao crescimento horizontal, ou seja, priorizando casas em vez de apartamentos, um dos fatores principais foi o parcelamento do solo nesta região.

“A legislação até favorece a verticalização, mas como a área já foi regularizada em lotes, as construtoras precisam de vários lotes para um só edifício, o que dificulta e encarece a compra. Isso deixou a área com uma vocação natural para a construção de casas. Entre 2002 e 2012 começou a construção de casas do Minha Casa, Minha Vida, estimulando o crescimento da região. O local tem potencial para crescer mais, mas a legislação não permite, pois prioriza mais o uso residencial, impedindo algumas atividades industriais”, narra.

Para o empresário do ramo imobiliário, Wilson Zon Filho, os fatores apontados pode Desil trouxeram um crescimento mais ordenado.  “Bairros como Residencial Centro da Serra e Jardim Guanabara tem lotes regularizados, favorecendo a construção de casas e evitando construções irregulares. Isso atraiu pequenas construtoras e deu a região uma característica mais horizontal. A construção da rodovia Audifax Barcelos e a presença de ciclovias tornaram a região mais atrativa”, conclui.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

18 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

22 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

22 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

23 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

23 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

23 horas atrás