Categories: Meio Ambiente

Excesso de esgoto cancela Descida Ecológica do rio Jucu

Os ativistas vem denunciando a degradação do rio há quase três décadas. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

Por Clarice Poltronieri

Depois de causar a interdição várias praias da Grande Vitória capixabas, desta vez é a tradicional Descida Ecológica do Rio Jucu que sofre com excesso de esgoto. É que a 27ª edição do evento, que estava previsto para o domingo de Páscoa (27), não será realizada neste ano, devido ao alto nível de poluição e ao baixo volume d’água do rio que abastece 1 milhão de pessoas na região metropolitana.

Um laboratório foi contratado para medir a quantidade de coliformes fecais em quatro pontos do rio: no Córrego do Gordo, em Domingos Martins; no braço sul, em Marechal Floriano; e na altura do Canal Araças e Córrego do Congo, em Vila Velha.

Segundo os testes, a contaminação do Jucu por coliformes fecais nos quatro pontos coletados está 160 vezes acima do considerado ‘satisfatório’ pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os resultados acusaram 160 mil coliformes fecais por apenas 100 ml (meio copo) de água. A resolução do Conama considera a água satisfatória para banho com no máximo, mil coliformes por 100 ml. A água considerada muito boa deve ter até 500 mil coliformes fecais e a excelente, 250 mil.

Thiago Emerick André Vescovi, um dos organizadores do evento, disse que a decisão foi para preservar a saúde dos participantes. “Encomendamos ao laboratório Agrolab a medição do nível de poluição do rio, que apontou elevados índices de coliformes fecais e ficamos preocupados com os participantes para que não pegassem nenhuma doença, por isso cancelamos”, explica.

Mas o cancelamento da descida não significa que o movimento em defesa do rio vai parar. “Pretendemos coletar mais duas amostras na próxima semana e vamos nos reunir para pensar em um ato para alertar a sociedade sobre a omissão do poder público em relação à transformação do rio Jucu em esgoto”, conclui Thiago.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

30 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

1 hora atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás