Categories: Arquivo

Excesso de calor pode dar até infarto e é preciso se proteger

 

Evitar esforço e ficar ao sol nos horários mais quentes e se hidratar é fundamentar, principalmente para hipertensos. Foto: Agência Brasil

A estação mais quente do ano está associada com férias e muita diversão, mas alguns cuidados devem ser tomados para que nada venha comprometer a animação do verão. Isso porque, o excesso de calor, com temperaturas passando dos 35C0 na Grande Vitória, gera problemas de saúde.  Alguns deles graves, que podem até provocar a morte.  

É o caso de quem tem hipertensão e fica exposto ao calor extremo. “A pessoa hipertensa deve tomar alguns cuidados redobrados como evitar caminhar muito no sol quente, principalmente o sol da tarde. Esse sol muito quente pode causar um infarto na pessoa. O certo é evitar sair nessas situações e sempre tomar os remédios em dia”, orienta o clínico geral Rubén Arzuaga Aguilar, que atua na Unidade de Saúde de Vila Nova de Colares.   

O médico contou também que enxaquecas e desidratação são muito comuns no calor. “Para evitar a enxaqueca, a pessoa deve evitar andar no sol quente sem nenhuma proteção. O uso de bonés e sombrinhas ajuda a evitar esse problema. Já para evitar a desidratação, a ingestão de bastante líquidos como água e água de coco ajudam”, afirma.  

Outro problema comum nessa época são as queimaduras, principalmente em cidades litorâneas como a Serra, onde a turma vai à praia e exagera na hora de ‘pegar um bronze’. “A ausência ou o uso inadequado de proteção solar pode causar diversas lesões na pele e até câncer de pele”, alerta o médico.

Ele acrescenta que as praias também oferecem risco de micose, principalmente as que são frequentadas por animais domésticos, que acabam defecando na areia. Neste caso, a dica é não ficar em trechos da praia onde se avista fezes de animais.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

2 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

7 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

23 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás