Serra, 22 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 16 de Fevereiro de 2018 às 7:36

Exaustão do modelo capixaba


Por Bruno Lyra

Mês a mês a Serra vem enfrentando dificuldades na arrecadação, o que está levando o município a recorrer a empréstimos para fazer obras e outros investimentos. Mais industrializada e com o maior PIB produtivo do ES, a cidade é forte indicador do que está acontecendo na economia capixaba, cujo modelo atual é calcado em indústrias de base (siderurgia e celulose) e commodities (petróleo e minério de ferro).  As sucessivas quedas na geração de empregos e o arrefecimento da construção civil são também indicadores.

A conjuntura nacional com a crise política contaminando a economia tem sua dose de contribuição nesse cenário. Porém o buraco é mais embaixo, já que a demanda por commodities e gêneros da indústria de base – e preço das mesmas – é determinado pelo mercado internacional. Há tendências estruturais.

O avanço tecnológico e desafio da poluição irá impelir a economia mundial a seguir nova direção. A demanda por papel deve cair. A substituição do petróleo por fontes energéticas mais limpas não para de avançar.

A reciclagem de ligas metálicas deve ser a tônica, basta ver a quantidade de carro que vira sucata todo ano. O parque minero-siderúrgico dá sinais de desinvestimento. Paralisação da Samarco, projeto da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU) abortado, possibilidade do encerramento da produção na mais antiga siderúrgica do ES, a Cofavi (atual ArcelorMittal Cariacica) são exemplos.

Fora expansões, o último grande projeto econômico no ES foi o estaleiro Jurong que, a duras penas, tenta ficar de pé após o colapso na Petrobrás. Antes dele, a CST (hoje ArcelorMittal Tubarão), inaugurada no já distante 1983.  Os exaustivamente anunciados portos de Presidente Kennedy e Linhares não saíram do papel, assim como o complexo petroquímico.

O Espírito Santo precisa de novos caminhos.  




O que você acha ?

Você concorda com a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por