Categories: Notícias

Ex-secretário de Defesa Social da Serra é o novo comandante da PM

O coronel Nylton Rodrigues teve como bandeiras a Guarda Municipal e da Lei dos Bares na Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Em meio a grave crise de segurança deflagrada após a paralisação total da Polícia Militar capixaba, o coronel Nylton Rodrigues assume o comando da instituição. A troca foi anunciada na manhã desta segunda – feira (06) pelo secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, como uma das medidas para tentar resolver o impasse do Governo com a PM e debelar a epidemia de crimes que se espalha pelo Espírito Santo, notadamente na Grande Vitória.

A missão de Nylton, segundo Garcia, é fazer a PM voltar às ruas. O coronel deixou a secretaria de Defesa Social da Serra no último dia 13 de janeiro, onde teve como principal bandeira a implantação da Guarda Civil Municipal, que ainda não foi para as ruas da cidade.

Na gestão anterior do prefeito Audifax Barcelos (Rede), entre 2013 e 2016, Nylton também foi o defensor da lei implantada na Serra que restringe o funcionamento de bares e casas noturnas durante a madrugada. A regra acabou flexibilizada após polêmicas relacionadas ao impacto econômico no setor e a eficácia da mesma no combate a violência na cidade, que há mais de 20 anos é líder no número de assassinatos no ES.

Foi na gestão Nylton a frente da Secretaria Municipal de Defesa Social, que a Serra teve o menor número de assassinatos nos últimos 16 anos: foram 267 casos em 2016, contra os 320 assassinatos de 2015, uma queda de 17%.  

Liminar, Força Nacional e Forças Armadas

A Justiça acatou o pedido de liminar do Governo do ES determinando a desobstrução das unidades da Polícia Militar por familiares dos policiais e o retorno dos profissionais e viaturas as ruas. A decisão, datada desta 2ª feira (06), é do desembargador substituto do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Robson Luiz Albanez.

Também na manhã desta segunda-feira (06) o secretário André Garcia disse que o Estado já solicitou ao Governo Federal a vinda da Força Nacional de Segurança e também das Forças Armadas.   

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

4 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

5 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

5 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

6 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

7 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

8 horas atrás