Categories: Política

Ex-ministra de Dilma, Iriny Lopes pode ser candidata a prefeita da Serra

Iriny ao lado de Dilma: deputada petista é cotada como candidata a prefeita da Serra. (Foto: Divulgação/Governo Federal)

Conceição Nascimento / Vilson Vieira Jr.

Ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres no primeiro mandato de Dilma Rousseff, a deputada estadual Iriny Lopes pode ser o nome do Partido dos Trabalhadores para a disputa por uma vaga na Prefeitura da Serra, em 2020.

Informações vazadas ao TEMPO NOVO por um membro do partido na Serra dão conta de que um grupo político já se movimenta em torno da candidatura de Iriny a prefeita da maior cidade do estado.

Procurada pela reportagem, a deputada confirmou as especulações. “Alguns companheiros do partido me procuraram sobre o assunto, para que eu seja uma alternativa eleitoral na Serra. Não existe esse processo de debate aberto formalmente. É uma coisa a ser analisada, se faremos ou não ainda. Por enquanto, é um desejo de vários companheiros do município; mas não conversei ainda com ninguém e nem refleti sobre isso”, disse Iriny.

Sobre a relação com o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e Sérgio Vidigal (PDT), deputado federal, disse que é boa e que construiu alianças políticas município. “Tenho boa relação com a Serra, tenho uma boa base lá, onde já morei e tenho boa relação com diversos atores políticos da cidade. Como colegas de bancada, quando fui deputada federal, e quando presidente do diretório estadual do PT e eles na condição de presidentes de seus respectivos partidos, tive oportunidades não só de relações pessoais, mas de construir alianças e chapa”, relatou Iriny Lopes.

Já o presidente municipal do partido, Miguel Junior, ligado ao vereador Aécio Leite, se mostrou surpreso com a informação. “Não estou sabendo” e se apoiaria o nome de Iriny. “Depende das condições”, destacou. Perguntado se o diretório do PT teria outros nomes disponíveis para a disputa, respondeu positivamente. “Temos. O vereador Aécio Leite, por exemplo; o Cleber Lanes; e, quem sabe, até o meu e o da Fernanda Souza, ex-secretária de Trabalho”.

Vale destacar que, na arena política petista, Iriny Lopes se situa no lado oposto ao vereador Aécio Leite, ligado ao grupo de João Coser. Em setembro haverá eleição interna do PT local, a qual deve deliberar sobre o tema.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

1 hora atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

4 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

9 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás