Categories: Notícias

“Estudar fora se tornou um diferencial no meu currículo”

dÊnis, Vinicius e Luiza começaram a faculdade na Serra e foram para o Canadá. Foto: Divulgação

Por Ayanne Karoline

Viajar para o exterior está na lista de desejos de muitos brasileiros. Mas nem sempre o objetivo é curtir férias, e sim estudar. Seja para turbinar o currículo, aprimorar a língua ou se especializar. Só no ano passado, 300 mil estudantes saíram do país. Neste cenário, a Serra também conta com representantes.

É o caso da estudante de Engenharia Química, Luiza Cofller Alvarenga, moradora de Nova Almeida. Ela e mais dois colegas, Denis Coelho e Vinicius Oliveira Gorini, estão na Holanda, estudando na Hanze Universidade de Ciências Aplicadas. Todos são alunos da Universidade do Centro Leste (UCL), que fica em Manguinhos, mas viajaram para aprimorar os conhecimentos.

A ideia inicial de Luiza era conhecer novos lugares, absorver culturas diferentes e melhorar o inglês. Mas foi além e viu uma oportunidade de especialização. Em solo estrangeiro, ela estuda energias renováveis. “Percebi que poderia aprender sobre assuntos que outros países dominam melhor que o Brasil”, frisa.

O clima frio e a língua foram os principais desafios. Mas não foram barreiras para avançar nos estudos. “Meu foco maior foi nos painéis feitos de silício, pois acredito que seja possível investir em energia fotovoltaica no país, já que temos a matéria prima”, conta.

É com esse aprendizado que Luiza pretende impactar a Serra. Em seus planos, está um mestrado na Europa, onde ela julga ser ideal para se especializar em energia fotovoltaica. “Vou estudar para trazer soluções e alternativas em painéis solares para a cidade e, quem sabe, para todo o Estado”, sonha.

Quem já voltou indica a experiência. É o caso do estudante de Engenharia Mecânica, Jeanderson Lírio. Ele deixou a família em Nova Almeida e cruzou a América para estudar na Kansas State University, localizada em Manhattan , nos Estados Unidos. Por lá, ficou um ano e meio. “Optei por cursar matérias dentro da minha área, mas que não existem no Brasil. Se tornou um diferencial no meu currículo”, diz.

Segundo a consultora de vistos da IE Agência de Intercâmbios, Livia Campos, o destino mais procurado no momento é o Canadá. É que a alta do dólar tem feito diminuir a procura pelos Estados Unidos, destino preferido. “A América é mais procurada que a Europa. Mas, seja qual for o destino, os aprendizados são para a vida toda”, diz.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás