Categories: Meio Ambiente

Estiagem deixa Serra perto de ficar sem água

A situação da represa de Rio Bonito se agrava a cada dia sem chuva. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Como a chuva prevista para vir com a frente fria do último final de semana praticamente não deu as caras no ES, o abastecimento de água da Serra está cada vez mais ameaçado pela estiagem que dura desde 2014. Segundo previsão da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) divulgada há três semanas, o fornecimento de água na Serra só está garantido até meados de julho caso não haja chuvas significativas até lá.

O rio Santa Maria, que abastece a cidade, estava com apenas 2,8 mil litros por segundo nesta quarta (04), pouco mais de 20% da vazão média para esta época do ano. De acordo com a gerente de Distribuição de Água da Cesan, Fabiana Coutinho Raposo, este era o volume captado pela empresa para abastecer a Serra e zona norte de Vitória.

Tanto que toda a água que chegava no ponto de captação nesta quarta estava sendo utilizada pela Cesan, não sobrando qualquer vazão para o trecho final do rio, que formam os manguezais das regiões do Lameirão e Ilha das Caieiras em Vitória.

Na tarde desta quarta (04) o Santa Maria estava assim no ponto de captação em Queimado. Foto: Bruno Lyra

A situação é tão dramática que, por falta de força, a água do mar vem invadindo o Santa Maria e já está na barreira que a Cesan fez no distrito de São José do Queimado, entre Serra e Cariacica. Fato que gera risco de salinização da água que abastece a população da Serra, zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão e parte de Cariacica, áreas atendidas pelo manancial.

E a situação poderia estar pior, não fosse a reserva de água na represa da hidrelétrica de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá, cujo volume vem abaixando nas últimas semanas.

O ‘plano B’ da Cesan, o rio Reis Magos, também está com a vazão prejudicada pela seca. E as obras de captação, tratamento e distribuição deste manancial só devem ficar prontas no fim do ano, segundo Fabiana.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

2 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

3 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

3 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

4 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

4 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

4 horas atrás