Categories: Notícias

Estado suspende visitas nos presídios e trabalho externo de detentos

Centro de Detenção Provisória da Serra: visitas temporariamente suspensas. Foto: Divulgação

Para evitar a contaminação e disseminação do novo Coronavírus no sistema prisional, a Secretaria da Justiça (Sejus) determinou a suspensão das visitas aos detentos, bem como das atividades laborais externas dos custodiados a partir desta quarta-feira (01).

A decisão leva em consideração o aumento dos casos da doença no Espírito Santo. O subsecretário do sistema prisional, Alessandro Ferreira, destaca que a medida busca diminuir os riscos de contaminação dos internos e dos familiares com a contaminação comunitária, assegurando a saúde de todos envolvidos no sistema prisional.

“Seguindo as diretrizes do Governo do Estado, fomos tomando medidas responsáveis e graduais. Primeiramente, restringimos o número de visitantes, seguido pela suspensão de algumas atividades laborais. O presente momento, de transmissão comunitária, demanda ainda mais cuidados pela saúde dos presos, dos visitantes e da nossa equipe. Queremos reforçar que essa é uma medida temporária e proativa, considerando que não temos caso suspeito ou confirmado da doença no sistema prisional”, ressaltou o subsecretário.

Os familiares que, nesse período, precisarem de alguma informação podem entrar em contato via e-mail com a unidade prisional. A lista com os endereços eletrônicos de todas as unidades prisionais está disponível em: https://sejus.es.gov.br/unidades-prisionais

Presos trabalhadores

A Sejus também decidiu suspender as atividades laborais de presos trabalhadores externos. Considerando que estes atuam fora das unidades prisionais e transitam nas ruas diariamente, podendo contrair o novo Coronavírus e não apresentarem sintomas, o que se torna um risco para todo o sistema.

Outras medidas também foram estabelecidas pela prevenção da doença. Dentro das unidades prisionais, a limpeza foi reforçada e servidores receberam orientações sobre o novo Coronavírus, além de medidas de prevenção.  Os internos de diversas unidades também participaram de palestras de conscientização e receberam instruções sobre a doença, cuidados e prevenção.

Atendimento de saúde

A Sejus conta com a oferta de serviços de saúde de atenção básica em todas as unidades prisionais e todos os casos registrados passam por avaliação clínica, com a realização de exames laboratoriais e o devido encaminhamento aos centros de referência, quando necessário. Com relação ao Covid-19, a Sejus reitera que as equipes de saúde que atuam no sistema prisional receberam treinamento e orientação quanto à especificidade da doença e a como proceder em casos suspeitos, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Para evitar contágios de diversas doenças no ambiente prisional, celas de isolamento para casos de sintomas virais são utilizadas em todas as unidades do Estado como reforço ao protocolo estabelecido para controle e prevenção do novo Coronavírus.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

2 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

18 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás