Categories: Notícias

Estado recua e Uti Neonatal fica no Dório Silva

Manifestação em Laranjeiras contra a transferência dos leitos para Vila Velha. Foto: Arquivo TN/ Gabriel Almeida

Por Conceição Nascimento

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou que não vai mais transferir os 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do Hospital Dório Silva, localizado em Laranjeiras, para Vila Velha. A decisão foi publicada em resolução do Conselho Estadual de Saúde e vai ao encontro do desejo da população serrana, que realizou uma série de manifestações após o Governo do Estado anunciar que transferiria os leitos para o Hospital Infantil do município canela verde.

A movimentação contra o fechamento contou com representantes do movimento popular, por meio da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO). Representantes das comissões de Saúde da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa reforçaram a pressão sobre o Governo do Estado, após visitarem a unidade na Serra na última semana.

Estiveram no local os deputados Hércules da Silveira (PMDB) e Hudson Leal (PRP), além do serrano Bruno Lamas (PSB).  Também participou da visita o vereador Toninho Silva (Dem), que preside a Comissão de Saúde na Câmara da Serra.

“Dados apontam que a Serra tem demanda para que a UTI permaneça aberta. Somente em 2012 foram quase oito mil partos na cidade”, disse o deputado Bruno Lamas por meio de rede social.

A resolução do Conselho de Saúde é do último dia 22 de abril e está assinada pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, que também preside o Conselho. No documento, o secretário anuncia ainda a abertura de Utins no Hospital Infantil de Vila Velha.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

4 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

37 minutos atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

1 hora atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás