Categories: Política

Estado pode ter perímetro de proteção escolar

Alexandre Xambinho é autor do projeto. Foto: Divulgação

O deputado estadual Alexandre Xambinho (Rede) aguarda a avaliação da Assembleia Legislativa sobre o seu projeto de Lei 281/2019, que estabelece a criação de um perímetro de proteção escolar no entorno das escolas da rede estadual. 

Segundo o deputado, o objetivo da proposta é e resguardar alunos, professores e servidores contra atos potencialmente lesivos ou ações delituosas. De acordo com o texto, o perímetro de proteção escolar ficará fixado em 100 metros em todas as direções, contados a partir dos limites físicos das unidades de ensino.

O PL prevê a repressão policial à presença de pessoas em atitudes suspeitas, a proliferação de atividades ou comércio irregular ou ilícito, a exposição ou distribuição de material obsceno e a venda de material ou substância proibida para menores. Xambinho aponta que, por mais que o ambiente escolar intramuros possa ser considerado seguro, dentro das limitações de um estabelecimento de ensino, a maior vulnerabilidade ocorre no entorno das unidades, principalmente em horários de início e término das aulas.

Para supervisionar a área, Xambinho propõe uma comissão de coordenação, composta por representantes da educação e da segurança pública, responsável por propor medidas e mecanismos para proteção da área de abrangência de cada perímetro. Também estará sob responsabilidade da comissão a adoção das providências referente à regulamentação das vias públicas que dão acesso ao perímetro de proteção escolar. Enquadra-se, nesse caso, definição de limite de velocidade e instalação de faixa elevada para travessia de pedestre. 

O PL 218/2019 foi devolvido ao autor, em despacho que apontou vício de iniciativa, isto é, a matéria foi considerada inconstitucional sob argumento de que propostas como essa só podem ser apresentadas pelo governador. O deputado recorreu e aguarda parecer da Comissão de Justiça. O relator da matéria nesse colegiado é o deputado Vandinho Leite (PSDB).

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

12 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

12 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás