Categories: Meio Ambiente

Estado pode perder Instituto Nacional da Mata Atlântica

O Instituto funciona no Museu Mello Leitão, em Santa Teresa. Foto: Divulgação

Renato Ribeiro

Nem mal conquistou o direito de sediar o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), o Espírito Santo já pode perdê-lo. É que alegando corte de despesas, o Governo Federal pretende extinguir este e outros institutos voltados para a pesquisa e conservação dos ecossistemas brasileiros e transformá-los numa entidade mais modesta, cuja sede ficaria na região Nordeste.

Criado no início de 2014, o Inma foi instalado no museu Melo Leitão em Santa Teresa, cidade das montanhas capixabas. A escolha não foi à toa. O museu foi fundado pelo cientista e ativista capixaba Augusto Ruschi em 1949 e conserva parte da prodigiosa obra científica do homem que virou referência mundial na preservação ambiental e Patrono Nacional da Ecologia.

A proposta do governo é transformar os institutos da Mata Atlântica, do Semiárido, das Águas e do Pantanal, em Instituto dos Biomas Brasileiros, cuja sede ficaria no Nordeste do país. No Melo Leitão ficaria a coordenação de pesquisas sobre a mata Atlântica.

Para o Diretor do Inma, Hélio de Queiroz Boudet Fernandes, a fusão desses quatro institutos, poderá representar uma dificuldade de compreensão dos biomas do país. “A Mata Atlântica já é muito complexa. A fusão do Inma com outros institutos com temáticas bastante diferentes poderá resultar em uma organização faltando peças chave para a compreensão dos biomas brasileiros. Obviamente o Inma perderia prestígio, considerando a sua mudança de status para coordenação”, completou.

A Associação de Amigos do Museu Mello Leitão (Sambio), está fazendo um abaixo assinado na internet para tentar impedir a extinção do Instituto da Mata Atlântica e já conseguiu 14 mil assinaturas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

35 minutos atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

44 minutos atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

2 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

3 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

4 horas atrás

Secretaria de Educação: novo concurso público oferta 800 vagas e salários de R$ 5 mil

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está nos preparativos para lançar um concurso público que oferecerá cerca de 800…

4 horas atrás