Categories: Notícias

Estado abre seleção para professores atuarem em cursos técnicos

As inscrições podem ser feitas a partir das 10 horas, da quarta-feira (22), exclusivamente pela internet. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está selecionando professores para atuarem nos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os interessados deverão realizar a inscrição, exclusivamente pela internet, por meio do site da Sedu www.educacao.es.gov.br, a partir das 10 horas, da quarta-feira (22) e até às 17 horas do dia 29 de junho.

Os professores selecionados vão lecionar nos cursos de: Administração, Informática, Recursos Humanos, Logística, Segurança do Trabalho e Portos. Os cursos serão ofertados em escolas da rede pública estadual, em dez municípios do Estado: Afonso Cláudio, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Itapemirim, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Os pré-requisitos de formação para se candidatar a uma das vagas e as áreas desdobradas em disciplinas associadas estão descritas por município, no edital que será publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (21).

Os candidatos vão compor cadastro de reserva a ser utilizado em acordo com a necessidade identificada em atendimento às características e às especificidades dos cursos técnicos oferecidos.

Os profissionais selecionados receberão uma bolsa que será estabelecida de acordo com a carga horária desenvolvida pelo profissional, durante a vigência do curso.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade a ampliação da oferta de Educação Profissional e Tecnológica, atendendo às demandas do mundo do trabalho. O objetivo é a expansão da oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e a melhoria da qualidade do Ensino Médio público.

Inscrições

 As inscrições serão abertas a partir das 10 horas da quarta-feira (22) e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site da Sedu www.educacao.es.gov.br, até às 17 horas do dia 29 de junho.

No ato da inscrição o candidato deverá informar nome completo, data de nascimento, CPF, carteira de identidade, endereço residencial completo, áreas do conhecimento, municípios em que pretende atuar e se é portador de deficiência.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o completo e correto preenchimento dos dados de inscrição, sendo o mesmo responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas no ato da inscrição, assim como em qualquer fase do processo.

A ficha de inscrição deverá ser impressa pelo candidato e apresentada no momento da chamada.

Seleção

 O processo seletivo será realizado em etapa única: prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

Na prova de títulos serão considerados os seguintes itens: exercício profissional, como professor regente, na educação profissional e no ensino superior (cursos de graduação), no período compreendido entre fevereiro/2010 a abril/2016; Qualificação profissional por meio de apresentação de até quatro títulos na área da Educação e/ou Educação Profissional, sendo, até dois na categoria I sendo um de cada, e até dois na categoria II podendo ser dois do mesmo.

Vale ressaltar, para os candidatos que colaram grau há mais de 12 meses é obrigatória apresentação do diploma, com registro de uma Universidade ou Centro Universitário, conforme determina o Art. 48 da Lei Nº 9.394, de 20/12/1996. Além disso, os candidatos que apresentarão certificados de complementação pedagógica como pré-requisito deverão ficar atentos se a documentação atende ao disposto nas Resoluções 02/1997 e 02/2015 no que se refere, inclusive, quanto à autorização da IES junto ao MEC para a sua oferta.

A listagem de classificação dos candidatos, os dias de escolha de vaga e formalização do termo de compromisso serão divulgados nos sites www.selecao.es.gov.br e www.educacao.es.gov.br.

O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por até igual período, a partir da data de divulgação da homologação do resultado final, ou enquanto durar a listagem de reserva técnica.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

36 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

22 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás