Categories: Notícias

Estação Espacial poderá ser vista por moradores da Serra neste fim de semana

Imagem feita de dentro de ônibus espacial em 2011 mostra a ISS. Foto: Divulgação

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) poderá ser vista por moradores da Serra neste fim de semana. O melhor de tudo é que nem será preciso equipamentos específicos, como telescópio, já que a estrutura ficará visível a olho nu para quem quiser acompanhar sua aparição. Sendo assim, basta acompanhar os horários concretos e ficar de olho no céu.

Para quem não sabe o que é a ISS, nós explicamos: a estrutura fica na baixa órbita terrestre, a uma altitude de 400 quilômetros e é um laboratório espacial gigante que percorre o globo a uma velocidade de 27.700 km/h, completando 15,70 voltas em nosso planeta, todos os dias. A estação é um dos maiores experimentos científicos já realizados no espaço, até os dias de hoje, e custou US$ 150 bilhões. Atualmente, astronautas estão no local.

De vez em quando, ela pode ser vista por todo o Brasil. E é isso que ocorrerá durante os próximos dias. Nesta sexta-feira (16), a ISS ficará visível às 18h49 na Serra. Os serranos poderão observá-la durante cinco minutos. No sábado (17), a estrutura também poderá ser vista a olho nu, mas durante a madrugada, às 03h07 e às 04h40.

Por fim, no domingo, às 3h56, a Estação Espacial também estará ‘dando uma passada’ por aqui, e dessa forma, oferecer mais uma chance aos serranos que queiram acompanhar o evento.

É muito importante lembrar que para que seja possível enxergar a Estação Espacial Internacional, o tempo deve estar estável e sem nuvens. Além do mais, o ideal é que você esteja em um lugar com pouca luminosidade artificial. A previsão do tempo para os próximos dias você confere clicando aqui.

A Agência Espacial Americana (Nasa) fornece informações sobre a estação em tempo real através de aplicativos parceiros. Um deles é o ISS Detector, que pode ser baixado clicando aqui para Android e aqui para IOS. Também existe o ISS Live Now (Android ou IOS). Os dois oferecem, além desses detalhes, imagens ao vivo e gravados do planeta sendo visto pela ISS.

Vale destacar que especialistas dizem que é preciso procurar um ponto brilhante no céu, como uma estrela, que se movimenta de maneira rápida e em linha reta, para conseguir encontrar a ISS.

Confira os horários:

Sexta-feira (16)

  • 18:49:05

Sábado (17)

  • 03:07:09
  • 4:40:46

Domingo (18)

  • 3:56:52
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

17 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

20 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás