Categories: Notícias

Estação das flores mais quente em todo Estado

Na maioria das vezes, a primavera se trata do primeiro trimestre do período chuvoso capixaba. Foto: Divulgação

A estação mais florida do ano já começou e os capixabas estão sentindo na pele a alta temperatura. Isso porque a última previsão climática para os próximos três meses indicou que, na maior parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, incluindo o Espírito Santo, a probabilidade de chuva deve ser pequena.

Baseando-se nessa previsão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) observou várias divergências entre os modelos de previsão de clima o que implica em uma baixa previsão em relação à qualidade de chuvas esperada para o próximo trimestre.

O que pode ser dito é que o Espírito Santo volta a ter condições favoráveis para chuva ao longo do mês de outubro. A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos como a chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos.

O que é normal durante a primavera?

Na maioria das vezes, a primavera se trata do primeiro trimestre do período chuvoso capixaba, com o aumento gradual das chuvas em outubro. A temperatura aumenta rapidamente ao longo da estação, que passa a ter dias cada vez mais longos e noites mais curtas. Na Região Sudeste do Brasil, por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, traz mudanças aceleradas nas condições do tempo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás