Notícias

Estação Cidadania de Novo Porto Canoa terá computadores com acesso á internet para a população

10 computadores serão disponibilizados para o uso da população em Novo Porto Canoa. Créditos: Divulgação/Setur.

Nesta quarta-feira (10), cultura, tecnologia e cidadania andam lado a lado com a inauguração de um Telecentro de Informática em Novo Porto Canoa, na Serra. A ação é uma realização da Estação Cidadania de Cultura Novo Porto Canoa e tem o objetivo de facilitar o agendamento de consultas online e entre outros serviços para a população.

O centro tecnológico será um ponto de auxílio para integrantes da área de cultura que necessitam de equipamentos para acessar os serviços digitais, realizar pesquisa, inscrições em processos seletivos e outras demandas em que o computador é instrumento.  Ao todo serão disponibilizados 10 computadores de última geração, todos permanentemente ligados à rede mundial de computadores.

+ Moradores de Feu Rosa querem agência da Caixa Econômica no bairro

 Desde março, o projeto Serra Digital disponibilizou 100% dos processos em meio digital. Além do protocolo eletrônico, também é possível agendar consultas online, consultar débitos com a Fazenda municipal, solicitar serviços por meio do aplicativo Colab, dentre outros, facilitando o acesso aos serviços públicos e agilizando o atendimento.

O foco principal do Telecentro é atender, prioritariamente, os jovens usuários da Estação Cidadania e das comunidades da região, com baixa ou nenhuma inclusão digital. Entretanto, o centro também poderá ser utilizado pelo público geral para acessos, como inscrições em processos seletivos, editais e outros.

Para os interessados em usufruir dos novos computadores, é necessário a efetivação de um cadastro, que será realizado na Estação Cidadania. O uso será mediante a ordem de chegada e com tempo limitado por cada usuário.

Estação Cidadania de Cultura Novo Porto Canoa 

A Estação Cidadania é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho. Além de serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital em municípios e áreas com escassez desses recursos.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Philipe Lemos, falou sobre a necessidade de pensar nos dois lados do projeto Serra Digital. A importância de implementar a tecnologia nos serviços e criar oportunidades para que o cidadão possa aproveitar e caminhar com os avanços.

”A abertura do primeiro Telecentro da Estação Cidadania da Serra, reforça a preocupação e o trabalho do município em proporcionar inclusão digital aos cidadãos, ainda carentes de inserção na sociedade digital dos nossos dias, tal como, dos benefícios da comunicação em rede e dos serviços públicos hoje possibilitados pela tecnologia. Na Serra, agora, todos os processos são digitais e, para funcionar, precisamos pensar em estratégias para que as oportunidades sejam iguais para todo”.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

50 minutos atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 hora atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

2 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

23 horas atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás