Categories: Divirta-se na Serra

Espetáculo sobre Chico Prego em Vitória nesta quarta

O espetáculo Chico Prego, que já foi apresentado em outros anos, encerra as apresentações do Festival de Teatro. Foto: Divulgação.

Chico Prego, um dos heróis da Insurreição do Queimado, maior revolta de escravos do Espírito Santo, que aconteceu na Serra, é um dos protagonistas de uma peça de teatro que será apresentada no Teatro Universitário da Ufes, em Vitória, nesta quarta-feira (21), às 20h.

O espetáculo “Chico Prego – Um grito de Liberdade”, conta a história da Insurreição do Queimado, uma revolta de escravos que aconteceu no século XIX, no distrito de Queimado, na Serra – liderada principalmente, por Elisário, João da Viúva e Francisco de São José, o “Chico Prego”.

A peça recebeu o prêmio Myriam Muniz de Teatro, em 2014 pela Funarte – Ministério da Cultura e também em 2012 faturou o prêmio Circulação de Artes Cênicas pela Secult-ES.

A peça impressiona com um belíssimo trabalho de corpo, com atores que cantam, dançam e representam. A plateia e os atores dividem a cena, e o espectador se sente, literalmente, dentro do espetáculo. Todos os espaços cênicos são aproveitados e a história é um contínuo fluxo, onde ninguém fica parado.

As trocas de roupas, as mudanças de personagens e os jogos de luz são constantes, feito de maneira contemporânea, mas sem perder o viés histórico. O espetáculo foi construído com linguagens musicais características das tradições afrodescendentes.

O roteiro e a direção Nysio Chrysostomo e as coreografias Gil Mendes. A realização é da Cia Makuamba e o elenco conta com a participação dos atores Bené Freire; Everaldo Nascimento; Franciely Sampaio; José Augusto Loureiro; Lu Gonçalves; Luiza Vitório; Luiz Carlos Cardoso; Monique Rocha; Nill Schaefer e Thiago Folador.

A concepção musical é de Thiago Folador e Bené Freire. A confecção dos instrumentos é do serrano Mestre Domingos, com figurino de Monique Rocha; cenografia e marcenaria cênica de Ângelo Ribeiro e fotografia de Bru Negreiros.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

11 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

12 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

12 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

12 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

13 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

13 horas atrás