Divirta-se na Serra

Espaço Ecoternura abre inscrições para oficinas de arte sustentável gratuita em Jacaraípe

Os participantes poderão aprender a técnica de colagem sobre papel de elementos naturais como pequenos galhos, fibras, sementes, pedrinhas, areias, entre outros, produzindo sua própria arte ecossustentável. Foto: Divulgação

O Espaço Ecoternura, residência-atelier e galeria de arte, realizará duas turmas de oficinas de Arte Ecossustentável com a artista Dida Áurea Thomé, em seu atelier que fica na Vila das Artes, no Bairro São Francisco, em Jacaraípe, na Serra.

Nas oficinas os participantes terão oportunidade de conhecer e praticar a técnica de colagem sobre papel de elementos naturais como pequenos galhos, fibras, sementes, pedrinhas, areias, entre outros, produzindo sua própria arte ecossustentável.

As agendas serão presenciais, limitada a oito pessoas por turma, gratuita e aberta a todos os públicos e para crianças a partir de 10 anos.

A programação será nos dias 23 e 24 e nos dias 30 e 31 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (27) 9 9995 6731 direto com Maria Marta.

A realização das oficinas seguirá os protocolos vigentes de distanciamento social, uso obrigatório de máscara, uso de álcool gel e aferição de temperatura.

As oficinas são contrapartidas pelos subsídios financeiros recebidos da lei de emergência cultural – Lei Aldir Blanc.

Dida Áurea Thomé, artista autodidata, idealizou e reside no ateliê-residência Espaço Ecoternura, onde consolidou as Oficinas Ecoternura, há pelo menos 18 anos.

Nascida em Colatina, na década de 1950, depois de uma trajetória de residências em outros lugares no Brasil, voltou ao estado e desenvolveu desde de 1990 a arte ecossustentável com elementos naturais.

O trabalho desenvolvido pela artista Dida é original e diferenciado, e inspirado nas formas, delicadezas e na plasticidade dos elementos naturais colhido direto da natureza, trouxe resultados surpreendentes, e logo essas composições únicas e exclusivas, conquistaram o público em geral, em cartões, quadros e outras produções artísticas.

O trabalho conceituado arte ecossustentável, produzido a partir de pedras, galhos, folhas, sementes, areias coloridas, casqueiros, plumas, fibras e texturas de árvores, entre tantos outros elementos, colados com cola branca sobre papel especial e artesanal, formam imagens, de pequena escala, que contem narrativas próprias e singulares, com forte apelo para a importância da sustentabilidade e para a relação harmônica com a natureza.

SERVIÇO

TURMA 1

Oficina Ecoternura – Arte Ecossustentável

Data: 23 e 24 de outubro (Sábado e Domingo)

Dia: 23 (sábado) horário: 08 as 12 e 14 as 18

Dia: 24 (domingo) horário: 14 as 18

Local: Espaço Ecoternura, Vila das Artes, Bairro São Francisco, Jacaraípe Serra/ES

Inscrições gratuitas e limitadas a 08 participantes por turma

TURMA 2

Oficina Ecoternura – Arte Ecossustentável

Data: 30 e 31 de outubro (Sábado e Domingo)

Dia: 30 (sábado) horário: 08 as 12 e 14 as 18

Dia: 31 (domingo) horário: 14 as 18

Local: Espaço Ecoternura, Vila das Artes, Bairro São Francisco, Jacaraípe Serra/ES

Inscrições gratuitas e limitadas a 08 participantes por turma

Sobre as oficinas

As oficinas Ecoternura trabalham com participantes de todas as idades e públicos, e atua evidenciando e valorizando a transversalidade com outras áreas de conhecimento, a sensibilidade artística e ambiental, a integralidade com a natureza e com todos os seres, e a importância de praticar a ecoternura.  As oficinas vêm sendo desenvolvidas desde 1998, havendo poucos períodos de interrupção. As oficinas proporcionaram muita experiência de natureza artística, cultural e ambiental, com as mais diversas parcerias com instituições, organizações e órgãos públicos e privados para a realização de oficinas, vivências e experiências de formação com foco na transversalidade com seu trabalho de reaproveitamento de elementos naturais in natura, atualmente denominada arte ecossustentável.

No período de 1998 a 2018 foram cerca de 103 oficinas de arte ecossustentável com Dida Áurea Thomé, tendo um público participante de pelo menos 5.500 participantes (adolescentes, jovens, adultos e idosos), em oficinas realizadas em 09 estados brasileiros, sendo: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Tocantins, Ceará, São Paulo, e ainda na América Latina, no Chile.

A realização das oficinas de arte ecossustentáveis só foram possíveis graças as parcerias de instituições, organizações e órgãos públicos e privados, entre as quais enumera-se as seguintes: SENAC, UFES, Colégio Sacre Coeur, CAIXA, Salesiano, CNBB, TAMAR, CDDH, SESC, PUC/SP, CST (atual Arcelor Mital), Petrobrás, MST, Secretarias de estado e municipais de Educação, entre outras (que podem ser verificadas no relatório de atividades anexo a este portfólio).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

31 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

1 hora atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás