Categories: Meio Ambiente

Espaço botânico em parque atrai 33 mil estudantes

Nagib Neto é o idealizador do espaço botânico instalado no Parque da Cidade. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra

Um lugar cada vez mais verde, com surpreendente variedade de plantas e animais em pleno coração urbano da Serra. Assim é o espaço botânico do Parque da Cidade em Laranjeiras, que em três anos de funcionamento já recebeu cerca de 33 mil estudantes da educação básica, de 02 a 17 anos. Fora os alunos de cursos superiores, que vêm utilizando o local para pesquisas.

O Espaço foi idealizado por Nagib Neto, que atualmente também é o diretor do Parque da Cidade.  E engloba um bromeliário, um viveiro de mudas da mata Atlântica e de plantas ornamentais, além de um jardim de restinga. “Hoje temos 23 espécies de animais que frequentam o parque. Além de pássaros como canários, sabiás e gaviões, há jabotis, macacos saguis da cara branca e esquilos”, enumera.

Quanto às plantas, a variedade é maior. “São mais de 600 espécies. Fora as 220 espécies de bromélias identificadas. Já começamos a reintroduzir espécies frutíferas de mata Atlântica na vertente do córrego Laranjeiras que fica no interior do Parque. Este trabalho será feito também na outra margem, quando o Parque for expandido para o lado de Valparaíso”, adianta.

Nagib conta que parte das mudas são produzidas pelos estudantes da educação básica, utilizando garrafas pet como suporte para as plantas. “Em 2014 cedemos 10 mil mudas produzidas aqui. Tanto para reflorestamento nas áreas rurais da Serra, onde proprietários precisam cumprir condicionantes ou adequar propriedades às leis ambientais, quanto para ornamentação em jardins, vias e condomínios”, enumera.

Além dos estudantes, o Parque tem recebido em média de 1,5 mil visitantes, com picos no final de semana. “A melhoria da segurança e a abertura da lanchonete atraiu mais gente. E fica aberto das 6h às 21h, todos os dias. Quem quiser marcar visitas monitoradas para grupos no Espaço Botânico pode ligar para o número 3338 – 7302”, conclui Nagib, que é biólogo.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

6 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

7 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

7 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

7 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

8 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

8 horas atrás