Categories: Meio Ambiente

Esgoto adoece peixes na foz do rio Santa Maria

 

Trecho do rio entre Serra e Cariacica já próximo a foz na baia de Vitória. Foto: Arquivo TN

Por Clarice Poltronieri

A foz do rio Santa Maria, responsável pelo abastecimento da Serra e da parte norte de Vitória, está muito poluída e a pouca vida que há nela está doente. A conclusão é do Projeto Peixe Guia, do Instituto de Pesquisa Aplysia, ong que realizou um estudo em dois pontos do estuário do rio entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015.

O estuário fica na baía de Vitória, precisamente entre os municípios de Serra e Cariacica. Local usado por pescadores artesanais de peixes, camarão, mariscadores e catadores de caranguejo. Segundo Tatiana Furley, presidente do Instituto Aplysia, a situação das águas locais é preocupante.

“Nos locais onde está chegando esgoto bruto nos estuários do rio Santa Maria, a qualidade da água está ruim e foram observados efeitos nas espécies bentônicas (do fundo) e nos peixes. A entrada da água salina durante a maré alta promove diluição dos contaminantes na água, mas não é suficiente para proteger as espécies”, explica.

Tatiana reforçou ainda que há dificuldade para encontrar peixes no local e os que foram coletados estavam com fígado reduzido e muito cabelo no estômago. Segundo a pesquisadora, são indicadores de forte contaminação por esgoto não tratado.

“Apesar disso, a qualidade da água está melhor que a do Jucu (outro que abastece a Grande Vitória). Pretendemos encontrar novos parceiros para realizar estes estudos em todo o curso do Santa Maria”, adianta.

A análise é feita por meio de peixes bioindicadores que, por meio do estudo de sua saúde, apontam a qualidade da água do manancial e, além do Santa Maria e Jucu, abrangeu os rios Benevente  e Bubu.

O estudo segue metodologia do órgão ambiental federal canadense e pretende ajudar a estabelecer parâmetro para avaliar a qualidade dos rios brasileiros.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

3 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

4 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

4 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

5 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

5 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

5 horas atrás