Categories: Divirta-se na Serra

Escritora capixaba lança livros no Rio de Janeiro

Maria do Rosário é capixaba de coração mas nasceu no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

As cidades fluminenses de Carmo e Rio de Janeiro serão palco de mais dois relançamentos dos livros “Artes Plásticas e Lendas Capixabas (As Maravilhas do Espírito Santo e de Outros Estados Brasileiros)” e “Arte para Educar” (edição trilíngue, em português, espanhol e inglês), da escritora, artista plástica e advogada Maria do Rosário Silva Santos, fluminense de berço, capixaba por adoção.

Em Carmo, onde Rosário nasceu, os dois livros farão parte da ‘Noite Cultural Poemarte’, que também inclui uma exposição de seus trabalhos de artes plásticas, intitulada ‘Outono’. A noitada está marcada para as 19 horas deste sábado (16), na sede da Associação da Excelente Idade de Carmo-RJ.

No Rio de Janeiro, o evento está previsto para as 16 horas do dia 28 de maio (uma quinta-feira), na sede da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro.

OS LIVROS

“Artes Plásticas e Lendas Capixabas”, cujo título já revela seu conteúdo, foi editado com recursos da Lei Chico Prego, de incentivo à cultura do município capixaba da Serra. E a autora se prepara para uma nova edição, aprovada pela mesma Lei no seu edital de 2014, aguardando liberação do dinheiro.

Já o trilíngue “Arte para Educar” foi editado por lei semelhante do Município de Vitória (capital do Espírito Santo), a Lei Rubem Braga. Voltado para as crianças que começam a dominar a leitura, o livro reúne 10 poemas que visam a orientar os leitores a se adaptarem aos desafios de seu dia a dia na sociedade.

Ilustrados pela própria autora, os dois livros já tinham sido lançados em terras fluminenses anteriormente, dia 7 de março, como parte importante das homenagens da Cidade de Três Rios ao Dia Internacional da Mulher.

A AUTORA

Rosário é originária de Córrego da Prata, distrito do Município de Carmo, mas já se fazem pelo menos 28 anos que ela e sua família decidiram fazer de Vitória o seu domicílio oficial. Com os dois títulos ora em relançamento, a escritora soma cinco livros publicados. Ela costuma levar seus trabalhos para além das fronteiras capixabas, seja para cidades brasileiras (como no caso presente) ou até mesmo para fora do país, a localidades onde conta com excelentes relações de amizade, como Miami (Estado da Flórida, EUA) e Letícia (Colômbia).

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

5 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

11 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

12 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás