Notícias

Escolas e creches do ES terão que treinar profissionais em primeiros socorros

O caso de uma criança que morreu após engasgar com um pedaço de maçã em uma creche da rede municipal do Rio de Janeiro, no dia 22 de maio deste ano, acendeu um alerta na sociedade: a falta de um profissional treinado dentro das instituições públicas de ensino para atender este tipo de situação.

No Espírito Santo, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que versa sobre este assunto. De autoria do deputado estadual, Vandinho Leite, o objetivo é proteger os estudantes, instituindo a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros por professores e funcionários que tenham contato direto com os alunos nas creches e escolas públicas e privadas instaladas no ES.

Para o Tempo Novo, Vandinho explicou que caso vire lei, os cursos deverão ser ministrados por entidades e instituições especializadas, como o Corpo de Bombeiros, pertencentes a Polícia Militar.

“As unidades de ensino da rede pública estadual e particulares deverão manter kits de primeiros socorros à disposição dos funcionários e professores que receberam o treinamento”, disse o deputado. “Percebi que os professores muitas vezes são responsabilizados em casos como esses, porém eles não recebem treinamento para saberem como agir nesses momentos. É a velha história: a corda arrebenta para o lado dos mais fracos. Isso também não é justo.”

Vandinho Leite é o autor do projeto. Foto: Divulgação Ales

A lei prevê ainda que caso a instituição não cumpra a lei poderá ser multada. “A preservação da saúde e do bem-estar é um pressuposto da mais alta importância para todas as pessoas. Assume uma importância ainda maior, quando estamos tratando de crianças que ainda não tem desenvolvida a capacidade de se autopreservar”, justificou Vandinho.

De acordo com o parlamentar as escolas, durante o período em que as crianças estão sob seus cuidados, são responsáveis por elas e tem o dever de empenhar todos os esforços no sentido de garantir que essas crianças estejam em ambientes seguros e cercadas de funcionários que saibam como agir na ocorrência de uma emergência.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Corpo é encontrado em fazenda na Serra

Um corpo foi encontrado na porteira de uma fazenda localizada às margens da Rodovia Audifax Barcelos, no bairro Residencial Centro…

4 horas atrás

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

9 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

13 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

14 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

2 dias atrás