Categories: Arquivo

Escola pública da Serra aprova 16 alunos nos Ifes

Alunos da Escola Maria Penedo aprovados nas provas do Ifes. Foto: Divulgação

O projeto Autoestima, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Penedo, em Valparaíso, aprovou 16 alunos nos Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes) este ano. Este é o segundo ano do projeto, que em 2015 aprovou 18 estudantes.

Em 2016 a aprovação foi ainda maior que no ano anterior, pois foram 18 estudantes aprovados, dos 55 que fizeram a prova, o que equivale a 29% do total. No ano anterior, foram 85 inscritos e 18 aprovados, pouco mais de 20%.

“Este ano, o projeto teve adesão de 95% dos alunos do 9º ano. Ao todo, 55 fizeram a prova. Tivemos 16 aprovados em diversos campus (Vitória, Cariacica, Viana, Serra, Santa Teresa, Itapina e Piúma). Alguns alunos do 8º ano já fizeram a prova em 2016 para adquirirem experiência. O projeto já é uma inspiração para os alunos dos anos anteriores, que já sonham em fazer a prova do Ifes”, conta Vinícius Carneiro de Oliveira, professor de Ciências e um dos responsáveis pelo projeto.

O bom resultado já levou para escola até mesmo alunos que migraram da rede particular.  “Recebemos vários alunos de 6º e 7º anos vindos de escolas particulares, devido ao momento de crise, que optaram por nossa escola devido ao resultado do projeto. Sempre que escutamos isso, ficamos muito felizes, pois mostra que é possível mudar a ‘cara’ de uma escola”, comemora Vinícius. 

O projeto Autoestima conta com trabalho motivacional no início do ano e aulas voltadas à prova do Ifes, inclusive no contraturno escolar. Os alunos também fazem visitas técnicas a vários campus do Ifes e ainda contaram com aulões dados por professores do Instituto este ano.

“Durante o ano foram realizados simulados online, que serviram de base para direcionarmos cada aluno para determinado curso. O que mais nos alegrou é que mesmo quem não passou, se empenhou muito e agora são alunos preparados para o ensino médio”, frisa Vinícius.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

20 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

24 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás