Escola de Nova Almeida reaproveita água da chuva e do ar condicionado | Portal Tempo Novo

Serra, 16 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 13 de novembro de 2018 às 14:22

Escola de Nova Almeida reaproveita água da chuva e do ar condicionado

Por Thiago Albuquerque
[email protected]

A escola ganhou a premiação no valor de R$ 4 mil reais. Foto: Divulgação

De Parque Residencial Reis Magos, região de Nova Almeida, a escola municipal Julite Miranda Freitas reaproveita água da chuva, do ar condicionado e adotou outras medidas para reduzir o consumo e desperdício do líquido. As ações são exploradas nas atividades com os alunos e renderam até prêmio nacional para instituição no último dia 06 de novembro.

Segundo o diretor da escola, Keliton Oliveira Ferreira falou que a iniciativa de melhorar a gestão da água começou após a constatação de que o consumo e o desperdício na instituição eram grandes. Para isto, foram necessárias obras e adaptações, que começaram a ser executadas em julho.  

“Começamos a canalizar as saídas de água dos ares-condicionados da escola para uma caixa d’água e esse líquido passou a ser utilizado para regar uma horta que temos aqui. Outra mudança foi a redução do temporizador das torneiras do banheiro e troca das torneiras do bebedouro que estavam vazando”, conta o Keliton.  

Porém a intervenção mais significativa, segundo Keliton, foi a instalação da calha para coletar água da chuva e redirecionar para um reservatório subterrâneo que a escola já tinha mas não era utilizado. “Esta água está sendo usada também para lavar a escola, o que acontece duas ou três vezes por semana. Com isso passamos a ter um trabalho de conscientização da utilização desses recursos”, frisa.

Com as ações adotadas, a escola inscreveu o projeto, que se chama  ‘Da água nascem mil possibilidades: Narrativas Ecológicas e Colagens Transbordantes’, no Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente, na categoria Jovem Cientista II. E tirou a 2ª colocação, levando R$ 4 mil para a instituição, numa disputa que envolveu outras escolas capixabas e do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

O diretor destaca ainda que as ações são exploradas no ensino – aprendizagem e que os estudantes fizeram mostra artística sobre o tema e expuseram na Igreja Reis Magos.




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por