Notícias

Escola da Serra promove palestra sobre o ‘empoderamento do homem negro’

 

Palestra faz parte do projeto “Diálogo Formativos: empoderamento do homem negro na atualidade”. Foto: DIvulgação

Na última segunda-feira (23), a escola EMEF PROFESSORA MARIA ISTELA MODENESI realizou uma palestra do projeto de intervenção “Diálogo Formativos: empoderamento do homem negro na atualidade, realizada pelo controlador de tráfego aéreo, engenheiro de formação e acadêmico de Ciência Contábeis na UFES, Luiz Gustavo que alegou sofrer pelos problemas expostos pela escola ao longo de sua vida.

Foram convidados para o projeto por volta de 50 alunos das turmas do 7°s e 8°s anos para participar da roda de conversa.

A iniciativa aconteceu após a percepção de professores da escola quanto à baixa autoestima dos alunos no retorno as aulas pós-pandemia, principalmente negros, de baixa renda e da periferia que eram a maioria, com uma taxa de 90% de estudantes enquadrados nessa condição.

Além disso, como consequência, os estudantes estavam apresentando muitas dificuldades na aprendizagem, e consequentemente, aumentando a indisciplina nos espaços escolares.

“Como tive um histórico familiar semelhante, e foi preciso que eu superasse algumas barreiras sociais, como origem familiar de baixíssima renda, preconceito racial, a falta de alta estima e entre tantos outros fatores no decorrer da minha vida, a diretora, me convidou para ter este bate-papo com estes jovens”, disse o palestrante Luiz.

Além disso, como consequência, os estudantes estavam apresentando muitas dificuldades na aprendizagem, e consequentemente, aumentando a indisciplina nos espaços escolares.

Segundo a pedagoga Norma Lopes e a Diretora Marciele, organizadoras da ação juntamente com o palestrante Luiz, o propósito principal do projeto foi reunir os estudantes com um homem que teria passado por problemas semelhantes aos deles, e teria alcançado seus objetivos.

“Realizamos este momento de escuta na tentativa de romper com os estereótipos preconcebidos acerca dos indivíduos ali presentes, que por muitas vezes sofrem racismo dentro da própria família. Em um atendimento a mãe de um aluno, fiquei muito preocupada quando em minha frente a mãe demonstrou orientar seu filho para ser submisso por ser negro. Imediatamente realizei uma intervenção”, disse.

Antes da iniciativa desta segunda, Norma juntamente com a escola tem realizado mais palestras, debates e prestigiado alguns alunos envolvidos em vários projetos internos e externos, principalmente com nossos alunos enquadrados nas situações de problemáticas étnicas- raciais.

“Sabemos que para desconstruir tais estereótipos é preciso não somente a intervenção no dia a dia da escola, mas que está intervenção seja contínua. Criar momentos de debates meditações entre as crianças e  adolescentes contribui em grande medida  para que eles se tornem protagonistas das próprias histórias”, acrescentou a pedagoga.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

4 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

6 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

11 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

12 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

14 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

14 horas atrás