Categories: Arquivo

Escola da Serra cria moeda para estimular aluno

A idealizadora do projeto, Priscilla, com o comerciante Thiago e os alunos que já ganharam MIM’s. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Uma escola da Serra resolveu desenvolver uma ideia para melhorar o desempenho dos alunos. O projeto ‘MIM: a moeda do bem’ estimula os alunos a um bom comportamento e rendimento escolar.

O MIM, abreviação do nome da escola Maria Istela Modenesi, que fica no bairro das Laranjeiras, região de Jacaraípe, é uma moeda que foi criada em abril deste ano pela coordenadora da escola, Priscilla Junqueira, para as sete turmas de 6º ano. No fim do ano, o aluno troca seus MIMs por produtos e serviços de comerciantes da região.

Priscila explica como funciona: “Para cada boa ação, os alunos ganham pontos para trocar em produtos. Os professores dão dois MIMs no fim de cada aula, dizendo para todos quais atitudes os fizeram ganhar os pontos”, salienta.

São cerca de 250 estudantes que participam do projeto e um deles, Rafael Sampaio Pereira, fez até um trocadilho: “Quero ser um Mimlionário e é fácil, basta ser solidário; prestar atenção nas aulas; melhorar as notas; jogar lixo no lixo; dizer com licença, boa tarde, obrigado”, disse.

A mãe do aluno, Hosana Sampaio Jesus, aprovou a iniciativa. “Ele foi o que mais recebeu o MIM e acho o projeto gratificante. Depois do projeto, meu filho melhorou muito mais e até deu palestra sobre como melhorar”, frisa.

A diretora Edite Scheffler Santana aponta que a escola é situada em uma área considerada de risco social, muito noticiada pelos altos índices de violência. “A educação com seu poder transformador pode ajudar a virar esse jogo e propiciar aos alunos vislumbrar outras realidades. O projeto foca nas atitudes” ressalta.

E já tem comerciante apoiando o projeto. A Interative Informática doou uma cota de R$500 para consumo na loja em material escolar e informática. “O mais interessante da iniciativa é que partiu de uma pessoa de dentro da educação e as melhores práticas administrativas são de quem está dentro do processo”, disse Thiago Menezes Carreiro, proprietário da loja.

Na segunda semana de dezembro haverá um ‘shopping days’ na escola onde os alunos poderão comprar os produtos dos comerciantes parceiros, usando seus MIMs.

Quem quiser doar produtos e serviços de interesse dos alunos para incentivar o projeto, pode entregar na própria escola que fica na Rua Caiçaras s/nº, bairro das Laranjeiras/Jacaraípe. Contatos pelos 32528282 ou 99863-3723.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Corpo é encontrado em fazenda na Serra

Um corpo foi encontrado na porteira de uma fazenda localizada às margens da Rodovia Audifax Barcelos, no bairro Residencial Centro…

13 horas atrás

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

17 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

21 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

22 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

2 dias atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

2 dias atrás