Meio Ambiente

Escavação destrói parte da APA do Morro do Vilante na região da Serra Sede

O terreno fica às margens da BR 101 quase em frente à entrada para Muribeca. No detalhe o corte feito no morro. Fotos: Bruno Lyra

Localizada às margens da BR 101 entre o bairro Divinópolis e o posto da Polícia Rodoviária Federal, a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Morro do Vilante está sendo alvo de degradação ambiental.

Parte do morro foi escavado para ampliar a área útil de um terreno localizado nas proximidades do acesso a Muribeca, que fica no lado oposto da BR 101. Com a escavação, também acabou sendo destruído um pedaço do remanescente de mata Atlântica da APA.

A reportagem de Tempo Novo registrou as imagens da degradação na tarde da última terça-feira (29). Chama atenção o fato do corte ter ocorrido tão próximo a Serra Sede, onde fica a estrutura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), gestora da APA, e ainda num ponto do Vilante onde qualquer pessoa que passa pela BR 101 consegue ver. Basta olhar para o lado direito da pista se estiver viajando no sentido norte, ou esquerdo caso esteja trafegando no sentido contrário.

Através da assessoria de imprensa, a Semma informou que até o fim dessa semana enviará uma equipe de fiscais ao local para averiguar o caso.

Reserva tem 20 nascentes, segundo site da Prefeitura

Segundo informações divulgadas no site da Prefeitura da Serra, a APA do Vilante foi criada em 1999. A reserva é pequena, tem apenas 9,3 mil m2. Apesar do tamanho exíguo, possui 20 nascentes e além da rocha imponente que dá nome ao local, possui vegetação rupestre e fragmentos de mata Atlântica.  Do Vilante descem águas que ajudam a formar a lagoa Juara.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

5 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

10 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

10 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

11 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás