Especial: pandemia de coronavírus

ES vai receber 100 mil doses da Coronavac e vacinação começa na quarta

Vacinação deve começar nesta quarta-feira. Foto: Agência Brasil

A vacinação contra o coronavírus deve começar em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo, na próxima quarta-feira (20). O governador Renato Casagrande (PSB) vai a São Paulo nesta segunda-feira (18) para receber as 100 mil doses que serão disponibilizadas neste primeiro momento ao estado. Na Serra, a aplicação do imunizante também seguirá o mesmo calendário do ES e Ministério da Saúde.

Até o momento, o Brasil possui apenas doses da Coronavac, produzida pelo instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Na tarde deste domingo (17), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já havia confirmado o cronograma e afirmado que os Estados já receberiam doses nesta segunda-feira.

A Serra, assim como os outros municípios, receberá as doses na terça-feira (19) e, dessa forma, é possível iniciar a vacinação já no dia 20 de janeiro em todo o país. Na cidade, dependendo da quantidade de doses que for recebida, a campanha ocorrerá em todas as 38 unidades de saúde.

Na tarde de hoje, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que o Espírito Santo está preparado para iniciar a campanha de imunização nos próximos dias. Casagrande ainda comemorou a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O chefe do Executivo estadual ainda garantiu que o Estado possui agulhas, seringas e toda logística necessária para a vacinação.

“A aprovação das vacinas do Butantan e Fiocruz pela Anvisa é o primeiro passo para vencermos definitivamente o vírus. O Espírito Santo está preparado com agulhas, seringas e toda a logística para dar início ao Plano Nacional de Imunização assim que as vacinas chegarem”, disse.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, as vacinas aprovadas pela Anvisa são a Coronavac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório Chinês Sinovac e a Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Governo Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro menosprezar a eficácia da vacina do Butantan e afirmar que não iria comprar o imunizante, o Governo Federal decidiu adquirir as 6 milhões de doses da Coronavac. Desde o início da pandemia, a gestão de Bolsonaro foi duramente criticada por especialistas e lideranças políticas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

5 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

9 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

10 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

10 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás