Política

ES quer exigir passaporte da vacina e adotar novas restrições, mas enfrenta oposição política

Casagrande quer adotar passaporte da vacina no ES. Foto: Divulgação

Enfrentando um aumento estarrecedor dos casos diários de coronavírus nas cidades capixabas, o Governo do Estado está estudando a possibilidade de adotar medidas restritivas mais duras nos municípios classificados como risco moderado – o que inclui a Serra. Além de restringir eventos de grande porte, a gestão do governador Renato Casagrande (PSB) pretende tornar o passaporte da vacina contra a Covid-19 uma exigência para permissão de acesso em diversos locais.

Mas antes de anunciar qualquer medida, o Estado tem dialogado com representantes do setor econômico; a ideia seria tomar as decisões sobre as novas restrições que podem ser adotadas nas cidades em risco moderado até o fim de semana, quando o governador já divulgaria as regras definidas. O setor mais afetado seria o de eventos, mas Casagrande também pretende tornar obrigatório a apresentação do comprovante vacinal em estabelecimentos comerciais.

Na última sexta-feira (21), Casagrande já havia anunciado as reuniões previstas para esta semana. “Vamos discutir nesta semana com entidades da sociedade capixaba, como a área de comércio, entre outras, algumas medidas que podemos tomar para essa nova fase da pandemia que estamos vivendo”, disse o governador em pronunciamento.

No entanto, a possibilidade da adoção de medidas restritivas mais duras gera um verdadeiro imbróglio na gestão de Casagrande em pleno ano eleitoral. Enquanto a pressão sobre os hospitais públicos e particulares aumenta com o avanço da variante Ômicron e a epidemia de gripe, o governador sofre oposições políticas já declaradas, inclusive, do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Erick Musso.

Erick Musso criticou a possibilidade de fechamento de atividades comerciais. Foto: Divulgação

O parlamentar declarou, em vídeo publicado nas suas redes sociais, que é contra um novo fechamento do comércio e de demais atividades econômicas. Afirmou ainda que caso Casagrande decida impor uma nova ideia de lockdown, a Assembleia vai agir “dentro da lei e das suas possibilidades” para impedi-lo.

“Se essas medidas forem tomadas pelo governador, nós vamos agir dentro da lei, das nossas possibilidades, dentro do que nos impõe a legislação estadual, para que a Assembleia tome seu posicionamento; não de conformidade, mas de ir contra essas decisões”, declarou o presidente da Ales.

Erick Musso ainda afirmou que medidas de fechamento do comércio não são eficientes e criticou o que ele considera desaceleração da vacinação no ES. “Nós sabemos que essas medidas não são as mais eficazes e eficientes; temos a compreensão de que é preciso avançar e continuar com a vacinação. O Espírito Santo já foi 3º lugar em vacinação no país, mas hoje está perdendo essa corrida por falta de planejamento, de eficiência e eficácia; e nós temos que unir os nossos esforços para ampliar a vacinação e não termos como medidas novos fechamentos para que não venhamos quebrar mais pessoas”, finalizou.

Espírito Santo nunca teve lockdown, mas já adotou medidas restritivas

Foto: Divulgação

O governo do Espírito Santo nunca adotou lockdown – fechamento total – das atividades comerciais desde o início da pandemia. Em 2021, o Estado realizou uma quarentena obrigatória com fechamento de algumas atividades comerciais e suspensão do ônibus do Transcol. Esse posicionamento mais brando, inclusive, é alvo de críticas de especialistas, que defendem o isolamento social como solução para diminuição da pandemia.

Até agora, Casagrande não anunciou novas medidas parecidas com as do ano passado, mas com o retorno da Serra e de Vila Velha para a classificação de risco moderado, o governador pediu para que os Municípios exijam o passaporte da vacina em bares e restaurantes.

“Mas desde já, a nossa recomendação é para que os municípios que migrarão para o risco moderado na próxima semana passem a exigir o passaporte da vacina em restaurantes e bares. Hoje, ele é uma exigência em ambientes fechados, como casamentos e shows”, disse o governador na última sexta-feira.

Casagrande ainda disse que a taxa de transmissão está perto de quatro. Informou também que o número de mortes por Covid-19 aumentou na Serra.

“Estamos neste momento com o índice de transmissão perto de 4. Então uma pessoa está infectando praticamente quatro outras pessoas; o número de pessoas infectadas é muito grande. Existe uma sensação de que a variante Ômicron não é tão perigosa; de fato, pelo número de infectados, o número de quem perde a vida é bem menor. Mas os óbitos estão crescendo; proporcionalmente o crescimento não é grande, mas está crescendo em velocidade menor. Também está aumentando o número de pessoas internadas e existe uma pressão no sistema de saúde”, finalizou Casagrande.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

24 minutos atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

1 hora atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

1 hora atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás