Categories: Arquivo

Erosão piora situação de encosta em José de Anchieta

Tempestade do último dia 7 destruiu até obra que a Prefeitura fazia no local e agora há risco do posto de saúde desabar

Populares afirmam que se o barranco vier abaixo, uma unidade de saúde que fica em José de Anchieta I também pode ser destruída. Foto: Divulgação / Leitor

Por Gabriel Almeida

“Garganta do diabo”. Esse é o nome dado a uma ribanceira que segundo moradores pode desabar a qualquer momento, caso a previsão seja de chuva. Populares afirmam que se o barranco vier abaixo, uma unidade de saúde que fica em José de Anchieta I também pode ser destruída.

O problema todo está acontecendo na divisa dos bairros José de Anchieta I e II, na Rua Leonel Luís Antônio e de acordo com a presidente da comunidade de Anchieta II, Maria do Carmo “Lilico”, além da Unidade de Saúde, vários moradores estão correndo risco de vida. “Quem tem suas residências próximas da região está com muito medo de que outros deslizamentos aconteçam”, afirma.

Lilico ainda disse que no local uma verdadeira “cachoeira” de esgoto é jogada. “Há muitos anos esse local era uma mina de água e agora está esgoto puro”, afirma.

Margarida Couto, também moradora da comunidade e paciente da Unidade de Saúde diz está com medo. “Só temos esse posto de saúde aqui no bairro. Se ele desabar vamos utilizar qual?” indaga a popular.

Um morador que não quis se identificar e mora debaixo da ribanceira diz que quando chove ele não dorme. “É só começar a chover que minhas noites são de muito medo. Se desabar minha casa pode ser atingida”, indaga o popular.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que disse que a obra de contenção da encosta conhecida como Garganta do Diabo, em José de Anchieta II, visa dar um direcionamento às águas pluviais e alternativas técnicas estão sendo avaliadas.

A prefeitura ainda disse que duas casas já foram demolidas e outras estão em processo de indenização e afirmou que não há risco de deslizamento na área da unidade de saúde.

“A equipe técnica da Secretaria de Obras está, juntamente com o técnico que fez o projeto, tratando com muita atenção cada etapa desta importante obra da região. Vale ressaltar que as intervenções de contenção ainda serão iniciadas”, explica a nota enviada pela Prefeitura.

Em José de Anchieta II, serão beneficiadas 60 pessoas que moram próximas à Garganta do Diabo. Estão em andamento três obras de contenção de encosta nos bairros Planalto Serrano, Nova Carapina e José de Anchieta II. O contrato é único e ao todo serão investidos R$ 3.834.174,80.

Confira um vídeo mostrando a situação da ribanceira depois da forte tempestade do último dia 7:

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás