Categories: Política

Entreposto capixaba da Zona Franca vai beneficiar a Serra avalia Neucimar

 

Neucimar Fraga disse que há empresas interessadas em se instalar no município. Foto: Divulgação AL/Reinaldo Carvalho

Por Eci Scardini

Essa semana o Tempo Novo entrevistou Neucimar Fraga, subsecretário de Estado de Logística, Infraestrutura e Comércio Exterior, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Segundo Neucimar, na semana que vem será inaugurado o entreposto da Zona Franca de Manaus no ES, para isso ele fala sobre os benefícios para a economia capixaba e que a Serra pode atrair novas empresas, confira:

Na próxima sexta-feira será sacramentado o entreposto capixaba para as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus. O que significará isso para a nossa economia?

A Zona Franca de Manaus produz mais de R$ 150 bilhões por ano. Boa parte das mercadorias produzidas lá são distribuídas a partir do entreposto de Uberlândia, em Minas, e também de São Paulo. Vimos uma possibilidade de ter um entreposto também. Foi feita uma licitação e a Terca ganhou, no Contorno de Cariacica, bem próximo a Serra. Isso significa que as mercadorias produzidas poderão ser deslocadas de Manaus até o ES, via transporte aéreo, rodoviário ou marítimo.

Teremos condição de competir com os outros estados?

Sem dúvida. Hoje essas mercadorias chegam a Uberlândia só por rodoviário e isso encarece muito o custo. Já no ES, estamos com o entreposto a 20 km do porto. Isso vai facilitar que as mercadorias possam sair de navios de Manaus, chegar até o ES e serem distribuídas para todas as partes do Brasil. Poderão ficar armazenadas por até seis meses, com o ICMS suspenso. Assim que for vendida é tributado, então vai colocar o ES num ponto estratégico de distribuição, gerando emprego, receita e renda.

E como estão os contatos com as empresas?

Estivemos em Manaus visitando mais de 50 empresas. Apresentando propostas e elas estavam aguardando a oficialização do entreposto para avançar nas tratativas. Com a inauguração, alguns contratos que estavam sendo confidenciais, porque as empresas pediram, poderão começar a ser debatidos de forma mais aberta.

São produtos bem variados?

Eletroeletrônicos, automóveis, motocicleta, bicicleta e outros equipamentos. Há expectativas também que essas empresas montem filiais aqui, para que no final de seis meses, elas possam mandar os seus produtos para os CDs aqui no ES e serem distribuídos para todo o Brasil.

Como a Serra pode se beneficiar com isso?

Além da vocação industrial, a cidade tem vocação logística. Já há empresas interessadas em se abrigarem na Serra em contato conosco. Isso pode gerar mais negócios no município.

E quanto a missão na China?

No dia 1º (quinta-feira) estarei na China. Vamos com o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, de Nova Venécia e de Rio Novo. Vamos assinar uma parceria com a cidade de Nahan, que é a que mais compra mármore e granito na China. Vamos também participar de uma série de eventos, incluindo a maior feira de rochas ornamentais do mundo. Mais de 20 expositores capixabas estarão lá. E teremos uma agenda de negócios em Macau, que é a porta de entrada de produtos de países oriundos de língua portuguesa. Tudo isso vai proporcionar oportunidades de novos negócios.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás