Categories: Meio Ambiente

Entidades criticam Prefeitura e Estado por corte da restinga

Área havia sido recuperada na década de 2000 e agora ficou assim. Foto: Fábio Barcelos

Bruno Lyra

O corte da restinga da praia do Solemar em Jacaraípe feito pela Prefeitura, com autorização do Estado, é alvo de crítica de entidades que ajudaram na recuperação do local.

Presidente da Associação de Surf do Estado do Espírito Santo (Ases), Flávio Ferreira ‘Minotauro’ Siqueira, disse que entidade não é contra a poda da vegetação feita para atender a demanda de segurança apontada por alguns moradores e comerciantes, mas critica a forma como foi feita.

“Não deveria ter sido feito corte raso e sem o manejo dos animais que habitam o local. Foram cortadas plantas nativas e deixadas exóticas. Era preciso fazer uma jardinagem podando galhos que impediam a visualização da praia, mas mantendo as espécies nativas”, pontua.

Segundo Flávio, a Ases iniciou a recuperação da restinga do local em 2001, sempre sob orientação da própria prefeitura da Serra ou de técnicos de empresas que foram parceiras, como Aracruz Celulose (atual Fíbria), Infraero e Cesan. “É mentira que só foram retiradas espécies exóticas”, afirma.

A assessoria de imprensa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), órgão que deu a autorização para o corte, disse que a fiscalização estive no local na última terça-feira (10) e constatou que o corte estava dentro da lei, sem afetar espécies nativas. 

O presidente do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha, contesta. “Essa afirmação é tão absurda que vi lugares onde deixaram pés de yuca, planta exótica, e cortaram aroeira que é nativa. Foi crime ambiental. Formalizamos uma denúncia no Ibama e faremos isso também no Ministério Público”, acrescenta.

Já a Prefeitura da Serra, através de sua assessoria de imprensa, disse que toda a ação foi feita dentro da lei, com autorização do Conselho Regional de Meio Ambiente e Idaf. Acrescentou que foram retiradas apenas vegetação exótica e que irá introduzir a planta nativa ipomeia no local. Disse ainda que bandidos estavam se escondendo no local e ameaçando a segurança da comunidade.  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

13 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

19 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

20 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás