Categories: Mestre Álvaro

Ensaio dos blocos da urna

O prefeito Audifax Barcelos (Rede) deve escolher um de seus secretários para lançar na corrida majoritária. Pelo fato de estar como prefeito, ele, naturalmente, tem mais condição de transferir uma votação expressiva para o escolhido; por isso, quanto mais candidatos houver na disputa, mais chances o mandatário teria de empurrar seu sucessor ao segundo turno.

É seguro dizer que, na eleição, ao menos três nomes estão confirmados no momento: o deputado federal Sérgio Vidigal pelo PDT; o deputado estadual Vandinho Leite pelo PSDB e um candidato apoiado pelo prefeito Audifax e devidamente filiado à Rede. Todos esses citados possuem partido que lhes dá plena condição de serem efetivamente candidatos e acesso a recursos e militância.

O secretário estadual e deputado licenciado Bruno Lamas (PSB) também corre na disputa, mas precisará provar para o governador Renato Casagrande (PSB) que é competitivo o suficiente para o PSB investir nele.

Casagrande vai colocar na balança ao menos três itens: 1 – o custo de lançar Bruno no arranjo das forças aliadas (leia-se Vidigal); 2 – as chances de vitória de seu pupilo; e 3 – as consequências para a sua imagem pessoal em caso de uma derrota frustrante.

Com o afunilamento da eleição, em algum momento, Casagrande vai intermediar uma conversa entre Bruno e Vidigal para, no mínimo, estabelecer uma relação para o segundo turno. Esse é um fator de risco para Audifax, que não tem interesse em ver Vidigal e Casagrande juntos.

Portanto, essa relação ainda está embolada. Outro que corre pelas bordas é o deputado estadual Alexandre Xambinho, atualmente filiado à Rede. O parlamentar sequer esteve presente à convenção de seu partido no último sábado (15).

Ele quer ser candidato, mas depende do partido. Pela Rede, não terá espaço, e não há janela de transferência partidária para deputado. Ele tentou o Republica-nos, entretanto, acabou não dando liga; agora, a aposta é pelo PL, do senador Magno Malta. Xambinho ainda pesa o risco e as consequências de uma saída truncada com Audifax.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Comissão do Senado aprova projeto que retoma seguro DPVAT e libera R$ 15 bilhões

THAÍSA OLIVEIRA A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta terça-feira (7) o projeto que recria o…

29 minutos atrás

Ciclista pedala na contramão e bate de frente com outro na Serra

Uma ciclista ficou ferida na manhã desta terça-feira (7) na Avenida Lourival Nunes, em Jardim Limoeiro, na Serra, após colidir…

55 minutos atrás

Time de humoristas promove edição de standup gratuita para mães na Serra

O projeto de stand-up comedy "Comédia de Quinta" apresentará um time de peso nesta quinta-feira (9), com entrada gratuita para…

3 horas atrás

Moradora da Serra escreve livro infantil sobre seu filho: “Pérolas do João Lucas”

João Lucas, uma criança da Serra, agora é a estrela de um novo livro infantil. Intitulado "Pérolas do João Lucas",…

3 horas atrás

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

20 horas atrás